Basquete: Vasco e Botafogo não se enfrentam nas quadras desde 2002

Segunda-feira, 19/09/2016 - 16:57
comentários

Lá se vão 14 anos. A última vez em que se enfrentaram num quadra de basquete foi em 2002, e como nas últimas 11 edições do Campeonato Estadual masculino, o Flamengo levou a taça. À época, Vasco e Botafogo caíram nas semifinais e disputaram o terceiro lugar. O time de São Januário levou a pior e perdeu os dois jogos. De lá para cá, um ou outro sempre ficou fora, por razões administrativas ou financeiras. Nesta segunda-feira, às 20h, em General Severiano, eles irão se reencontrar na abertura da principal competição da modalidade no Rio de Janeiro. De um lado um clube vitorioso num passado não tão distante assim, que acaba de assegurar seu acesso à elite nacional, recheado de jogadores experientes e um americano escolhido o melhor do país na temporada 2013/2014. Do outro uma equipe jovem, liderada pelo veterano prata da casa Arnaldinho e tentando alcançar a mesma trajetória de reconstrução do adversário.

Flamengo e Macaé, os outros dois inscritos na competição, se enfrentam na quinta-feira, às 21hs, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Enquanto o time comandado pelo técnico Léo Costa faz os últimos ajustes na cidade do Norte Fluminense, os rubro-negros disputaram um quadrangular internacional no Peru semana passada.

Campeão da Liga Ouro no ano passado, o Vasco assegurou seu retorno à elite e será um dos dois estreantes do NBB 9, ao lado de Campo Mourão. Além de manter a base vitoriosa que garantiu o título da divisão de acesso, o clube de São Januário foi às compras. Depois de trazer de uma só vez Nezinho, ex-Franca, Wagner, ex-Mogi das Cruzes, Bruno Fiorotto, que defendeu Rio Claro na última temporada, e Murilo, vice-campeão nacional pelo Bauru, a diretoria vascaína acertou com o americano David Jackson.

Ex-jogador do arquirrival Flamengo e Limeira, clube pelo qual ganhou o prêmio de jogador mais valioso do NBB 6, o ala-armador defendeu o Quimsa, da Argentina, na última temporada e retorna ao Brasil preparado para tentar repetir o feito histórico com a camisa do Vasco. Empolgado com investimento feito pelo clube de São Januário, o jogador se diz pronto para a estreia diante do Botafogo

- Sempre me cuidei em toda minha carreira, estou 100% e pronto para jogar. Conheço o Botafogo e minha expectativa é jogar bem e tentar vencer a partida. Temos um time novo, com vários jogadores diferentes e espero que consigamos achar uma química dentro da quadra. Acho que será um grande teste para sabermos quem nós somos e aonde podemos chegar. Desde que cheguei aqui estamos treinando muito forte e será muito bom jogar contra alguém que não seja nós mesmos. Acho que essa semana e meia que teremos pela frente vai ser importante para saber o nível que temos e o que precisamos trabalhar para o restante da temporada - afirmou o americano nascido em Rockville, no estado de Maryland.

Aos 34 anos, o primeiro estrangeiro a levar o prêmio de melhor jogador do NBB reconhece que não sabia praticamente nada sobre a história vitoriosa do Vasco nas quadras quando desembarcou em São Januário. No entanto, David Jackson colocou o atual elenco vascaíno entre os melhores do país, mas afirma que só com o tempo o time vai adquirir entrosamento e ritmo de jogo.

- Se não acreditasse que podemos enfrentar os principais times em igualdade de condições não teria vindo. Temos muitos jogadores novos e vamos precisar de tempo para nos entrosarmos como equipe, para dar liga e ganhar ritmo de jogo. Temos que ter paciência. Não podemos colocar muita pressão em nós mesmos e achar que de uma hora para outra estaremos entre os melhores times da liga. Não é assim que funciona - destacou.

Formado nas categorias de base do Botafogo, Arnaldinho retornou ao clube no ano passado. Principal jogador do jovem time alvinegro, o armador destaca a conquista do clube no Cariocão (espécie de torneio preparatório para o Estadual) e espera que a presença de três representantes da principal competição do país sirva de incentivo para o retorno de outros clubes e ajude no crescimento da modalidade no estado do Rio de Janeiro.

- Jogamos o Cariocão e fomos campeões vencendo o Macaé, depois jogamos a Copa Brasil e ficamos em terceiro lugar. Estamos bem focados nessa retomada do Botafogo. Disputar um Estadual contra Vasco, Flamengo e Macaé, que estão no NBB, motiva demais. Estamos preparados e bem empolgados. O time é jovem, muita garotada. Para mim e para os garotos, está sendo bem legal, é um prazer liderar esses meninos. Comecei no Botafogo, sou botafoguense, joguei toda minha base e boa parte do adulto aqui, então para mim vai ser uma experiência muito prazerosa. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo. O Botafogo merece isso. O Estadual com três times de camisa é uma coisa maravilhosa. Assim outros times vão retornar e o basquete carioca vai crescer cada vez mais - prevê o camisa 11 alvinegro.

Ciente da qualidade do adversário da estreia, Arnaldinho prefere não fazer comparações com o Vasco e lembra que o Botafogo está apenas iniciando um projeto.

- Em termos táticos, não temos muito o que falar do time do Vasco. Eles contrataram novos jogadores e têm um elenco muito mais forte que o anterior, de muita qualidade. Eles têm um dos melhores americanos da atualidade, que é o David Jackson. Em termos de estrutura, o Vasco deu o primeiro passo e está muito bem. O Botafogo ainda está buscando melhorar a cada dia e isso é muito importante. Temos que ter uma estrutura boa para apresentar um trabalho melhor. E isso está sendo feito no Botafogo, honrando os compromissos, investindo na molecada, estamos correndo atrás. Infelizmente não jogamos a Liga de Desenvolvimento, mas estamos dando essa oportunidade agora, que vai ser legal para todos eles. Acredito que estamos no caminho certo - completou o experiente jogador de 36 anos.



Fonte: GloboEsporte.com