Confira pronunciamento de Eurico Miranda na íntegra

Quinta-feira, 22/09/2016 - 18:38
comentários

Na tarde desta quinta-feira (22/09), na sala de imprensa do Complexo Esportivo de São Januário, o presidente Eurico Miranda concedeu entrevista coletiva e lamentou o excesso de erros cometidos pelo trio de arbitragem na partida entre Vasco e Santos, realizada na última quarta (21).

Confira a íntegra do pronunciamento do Presidente:

Impunidade em relação ao árbitros

"O que eu quero, e espero conseguir antes de parar no futebol, é que sejam restabelecidos os direitos iguais. O futebol, sem nenhum tipo de problema, os jogadores estão sujeitos a punição, os dirigentes, os profissionais, e o árbitro não está sujeito a punição. Eu só queria que me dessem um argumento para o árbitro não ser sujeito a punição. Vou me ater ao jogo de ontem. Os árbitros não são amadores, são profissionais. Podem se consideram mal pagos, eu acho que são muito bem pagos. A arbitragem do jogo com o Santos custou quase R$ 10 mil. O árbitro atua, erra, e dizem: "Errar é humano". É, mas todo mundo que erra paga pelo seu erro, o único que não paga é o árbitro"

"Tem que ter a punição não só para ser árbitro, mas uma punição geral, determinada pelo Tribunal. Não aquela que a Comissão de Arbitragem costuma fazer, de afastar da próxima rodada, do próximo jogo, deixar de escalar. Tem que ser um punição de tantos dias. Dessa forma, a Comissão de Arbitragem fica isenta de qualquer coisa. Quando ela não toma atitude, ela está concordando com o que aconteceu. A punição pode ser em dias ou de uma outra forma, como não apitar jogos da Série A e só apitar na Série B ou na Série C. Não importa como, mas tem que ter uma punição. Posso garantir que irei buscar"

Erros na partida contra o Santos

"No lance da bola batendo na mão, pode ser julgado como interpretação. Só que foram os três lances julgados da mesma forma. Alguns dizem que, se a bola bater na mão, tem que marcar. Outros, não. Agora, uma coisa vem desde que eu entendo de futebol: se a bola desvia a trajetória, não tem discussão. É pênalti. Não se discute. O outro lance, ele estava a dois metros quando a teve a falta no jogador. Em seguida, um jogador do Santos recebeu em impedimento e nada foi marcado. Aí é o que eu disse e repito: foi intencional. Agora se o intencional foi para a beneficiar o Santos, não posso dizer. Foi intencional dele. Ou é um erro intencional ou ele não tem condições de apitar um jogo do Campeonato Brasileiro. É um erro do trio de arbitragem, pois o auxiliar estava na linha do lance e não deu o impedimento"

Prejuízos provocados pelos erros

"Especificamente em relação ao jogo de ontem, o erro cometido causou prejuízo de toda ordem. Moral, financeira, e fica por isso mesmo. O que se analisa depois é uma súmula feita por ele que vai para o tribunal, que julga porque foi atirado um objeto em campo. Um jogo daquela proporção, da maneira como tudo transcorreu na festa. O atleta vai para o tribunal porque foi expulso, não sei se dirigente ou outras pessoas vão por terem falado com ele, e ele? Quem ocasionou isso tudo? Se ele não tivesse procedido da forma como procedeu... Foi ele que provocou isso".

Providência formal junto ao Tribunal

"O que vai adiantar tomar uma providência formal na CBF? O que vai adiantar para o Vasco? Vai reparar o erro? O que estou colocando aqui não tem reparação. Aquele que erra, no caso o árbitro, não pode passar impune. Quem comanda o árbitro, se também não tomar providências, não pode passar impune. Estou falando publicamente. Não adianta pegar um papel e escrever. Tem que se tornar público. Os procuradores do Tribunal, que buscam a denúncia em relação ao atleta, seja pela súmula ou pelas imagens da TV, também precisam denunciar o árbitro. Ele que procure o artigo correto para punir quem errou. Quando são cometidos erros idênticos aos de ontem, o que está escrito na súmula não tem valor nenhum. A súmula se torna desmoralizada pelo comportamento dele. Eu nunca joguei e nem jogo para galera. O meu protesto é público. Acho que não tem como contestar o protesto que estou fazendo. Com certeza esse jogo deve ir ao Tribunal e eu irei ao Tribunal. Irei pessoalmente representar. Isso para mim que é ação prática"

"O Tribunal não se cobra. A denúncia formalmente só pode ser feita pelo procurador. Eu não vi ainda a atuação de um árbitro numa partida de futebol ser passível de denúncia e apreciação no Tribunal. Os dirigentes e jogadores são punidos por tantos dias, nada mais justo que acontecer o mesmo com o árbitro. Isso é uma prática normal do Tribunal. Eles apreciam o que é levado para eles. Eu posso garantir que vou levar essa situação. Os erros cometidos foram documentados pelas imagens. Não é opinião, é imagem. Vou entregar ao Tribunal, se ele entender que deve punir, entendeu. Vou continuar lutando para que os árbitros sejam passíveis de punição"

Possível punição ao Vasco de portões fechados

"Jogaram um chinelinho, um tênis e uma latinha. Foi o que que vi. Pelo que falam, parece que teve uma chuva de meteoritos no gramado. É bom deixar claro que tudo isso aconteceu depois do jogo. Nesse negócio específico, você tem que ver o problema do torcedor. Às vezes o torcedor exagera um pouco. A grande verdade é que a reação que aconteceu foi muito mais em função da frustração causada ao torcedor que veio aqui. Esse é que é o problema. O torcedor não ficou frustrado com o resultado da partida, tanto que a grande maioria aplaudiu os jogadores no fim do jogo. É como você estar mordendo a maçã e te arrancarem ela. Isso provoca uma reação"

"Eu te procuro, vou na tua casa, agrido teu filho, tua mulher, você reage e o que acontece? O cara agrediu o teu filho, não tem nada. E você, que reagiu tem que ser punido? Só quero que me explique essas coisas. Devidamente explicadas, está tudo certo. O que tiver que acontecer, vai acontecer. O que posso garantir é que vou demonstrar claramente como as coisas aconteceram"

Desempenho do Vasco contra o Santos e festa da torcida

"Eu sai bastante satisfeito com o que eu vi. Foi uma resposta para todos que gostam de falar, analisar futebol, analisar time. O Vasco mostrou que pode jogar de igual para igual com qualquer adversário. Jogamos contra o Santos, uma das melhores equipes do Brasil, atrás de um resultado que tinha que ganhar com dois gols. Fomos muitas vezes melhores que o adversário na partida. Me deixou pessoalmente muito satisfeito. Calou a boca de muita gente. Quem também calou a boca de muita gente foi a torcida do Vasco. A torcida deu uma demonstração de que não vai pela mídia. Ela não viria aqui se não acreditasse. Não veio por conta da convocação, porque o preço do ingresso estava mais barato, mas porque ele acreditava. Uma partida 10 da noite, com todas as dificuldades, com todos os fatores desmotivadores. Ela veio e teve uma participação importantissíma. Fiquei orgulho do comportamento da torcida do Vasco".

Aquecimento do Santos em São Januário

"Quem vem no Vasco sabe perfeitamente que só é permitido aos times aquecer atrás do gol. O Vasco aquece atrás de um gol e o adversário atrás do outro. Mas, não satisfeito, o delegado do jogo foi falar para o Santos que tinha que aquecer atrás do gol e o Santos foi aquecer dentro do campo. Eu não mandei tirar nada. O Santos, de maneira indevida foi aquecer dentro do campo. Por que ninguém quer saber por que a gente não deixa aquecer dentro do campo? Porque tem o custo de manter o campo. Se eu mandasse retirar, não teria mais aquecimento. Eles teriam que ir embora. Iriam aquecer dentro do vestiário, porque foi falado, foi tratado"

Futuro do Vasco na Temporada de 2016

"Sair da Copa do Brasil foi algo que não mudará muita coisa em nosso orçamento, até porque era uma receita que iria entrar. É claro que era um título que poderíamos conquistar, mas muda nada. Sobre o time, continua a mesma situação. O objetivo que nós temos, que coloco como obrigação, é o retorno para a Série A"

Renovação contratual de Marcelo Mattos

"Ele vai ter o contrato renovado, com certeza. Isso é um tipo de procedimento nosso. Aqui no Vasco nos procedemos dessa forma. Ele só não renova se não quiser, mas vamos propor a renovação pelo período de um ano".



Fonte: Site oficial do Vasco