Confira análise tática de Vasco 1 x 1 Sampaio Corrêa

Domingo, 21/08/2016 - 18:31
comentário(s)

Jorginho mudou o esquema do Vasco neste sábado, com Andrezinho mais recuado ao lado de DiguinhoO Vasco teve quase 20 dias de preparação antes do duelo contra o lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, mas a volta aos gramados ficou longe de agradar ao torcedor que compareceu ao estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES. Após bom início, o time comandado por Jorginho desmoronou no segundo tempo e até saiu no lucro com o empate por 1 a 1 diante do Sampaio Corrêa.

A ideia do treinador era ter um time ofensivo, que, mesmo longe de São Januário, mostrasse sua força como mandante para dominar o adversário. Assim, escalou o Vasco no 4-2-3-1, recuando Andrezinho para atuar como volante ao lado de Diguinho. Éder Luís, pela direita, e Jorge Henrique, pela esquerda, eram os pontas, responsáveis por ajudar também na marcação. Assim Nenê ficaria livre para criar.

No início, tudo saiu como o planejado. Andrezinho melhorou a saída de bola. Mais recuado, o meia dava condições para os laterais Madson e Henrique apoiarem ao ataque. Nesse caso, Jorge Henrique e Éder Luís também ficavam encarregados de ajudar na marcação. Na primeira jogada de ataque, Éder serviu Madson pela direita, que cruzou rasteiro, mas Nenê não aproveitou.

O Vasco jogava bem e assim o gol não demorou a sair. Aos 30, Andrezinho lançou Madson em profundidade, o lateral invadiu a área, disputou pelo alto, Luiz Otavio chegou atrasado com o pé no peito do adversário e cometeu o pênalti. Nenê bateu bem, deslocou o goleiro e abriu o placar no Kléber Andrade.

A vantagem deu mais tranquilidade ao Vasco. A movimentação pelas laterais passou a dar mais resultado. Éder Luís, em jogadas com a participação de Jorge Henrique, teve duas boas chances. Na primeira, a bola raspou a trave. Na segunda, pegou mal. Já no fim do primeiro tempo, Éderson recebeu o cruzamento, livre na área, mas também não conseguiu acertar o gol maranhense.

Mas tudo o que foi feito de positivo no primeiro tempo sumiu após o intervalo. Já nos acréscimos da etapa inicial, Pimentinha assustou Martín Silva em chute colocado – mais tarde, os dois protagonizariam os lances mais perigosos. Logo aos quatro, Heverton aproveitou o cruzamento na área, desviou de cabeça e empatou para o Sampaio Corrêa.

O gol desarrumou o Vasco. Com os pontas cansados, os laterais não tiveram mais cobertura, abrindo duas avenidas pelos lados. A técnica dupla de volantes, com Diguinho e Andrezinho, não conseguiu manter o poder de marcação. Logo aos 14, Pimentinha fez a tabela no ataque, saiu livre na área carioca, mas parou em Martín Silva.

Jorginho logo mexeu no time. A primeira opção foi sacar Jorge Henrique para a entrada de Thalles, que passou a jogar como referência no ataque. Mais tarde, o técnico também colocou Yago Pikachu na vaga de Éder Luís.

O Vasco chegou a assustar com uma bola na trave de Éderson, mas as chances mais perigosas foram do Sampaio Corrêa. Pimentinha voltou a dar trabalho e parou novamente em bela defesa de Martín Silva. Aos 40, Elias marcou de cabeça o gol que seria da virada, mas a arbitragem anulou o polêmico lance, indicando falta de ataque.

O começo de returno do Vasco foi longe do ideal, o que serve de alerta para o restante do campeonato. Se o planejamento era subir até com certa facilidade, o empate diante do lanterna mostrou que o caminho pode não ser tão fácil assim.

Fonte: GloboEsporte.com