Jorginho tem último dia para definir ataque do Vasco; veja as opções

Sexta-feira, 08/07/2016 - 10:25
comentário(s)

Com a volta de Luan à zaga para o jogo de sábado, diante do Brasil de Pelotas, Jorginho concentra seus pensamentos nos setores do meio-campo para frente. Assim como Martín Silva, Leandrão cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Para o lugar do goleiro, Jordi já está confirmado. Na segunda-feira, Zinho havia confirmado Thalles no ataque, além do camisa 1. Mas durante a semana livre para treinamentos, Jorginho decidiu testar outras opções, e foi Caio Monteiro quem colocou a dúvida na cabeça do treinador.

O jovem Caio, de 19 anos, entrou muito bem no segundo tempo da derrota por 2 a 1 contra o Avaí, em Florianópolis, e marcou o único gol do Vasco no jogo. A atuação o credenciou a entrar na disputa pela vaga de Leandrão. Na base, Caio esteve acostumado com a função de centroavante. Mas tem menos corpo que Thalles para fazer o pivô. Este segundo já foi titular em seis partidas da Série B.

Jorge Henrique, peça importante nos esquemas táticos de Jorginho, volta após cumprir suspensão. Eder Luis, por outro lado, sente dores na panturrilha e tem presença incerta no jogo de sábado. Nos treinamentos da semana, Jorginho começou a testar as opções. São duas situações. Veja a seguir:

1ª situação - Caio Monteiro, Thalles e Jorge Henrique

Nessa situação, o Vasco muda seu esquema habitual para o 4-2-3-1, com Marcelo Mattos ao lado de Andrezinho, e Nenê mais à frente com Caio Monteiro pela direita, Jorge Henrique pela esquerda, e Thalles centralizado (veja no campinho abaixo). Jorge Henrique, de volta ao time, tem função importante de marcação do setor esquerdo, além de ajudar Nenê com as penetrações na área. O camisa 10 cai pelos dois lados e faz movimentação com Thalles, pivô. Há a opção de Yago Pikachu entrar no lugar de Jorge Henrique. Dessa forma, Caio Monteiro iria para a esquerda, e Pikachu ficaria pela direita.




2ª situação - losango habitual e um centroavante

A segunda situação já é conhecida, com o habitual losango no meio de campo. Mattos, Andrezinho na esquerda, (?) na direita e Nenê mais à frente. No ataque, Jorge Henrique pela esquerda, e Thalles ou Caio Monteiro centralizados. Jorginho optaria por um dos dois. O ponto de interrogação no losango é a peça que mais tem mudado no Vasco nos últimos jogos, e a que ainda não convenceu o treinador. Julio dos Santos, William e Yago Pikachu são as principais opções. Os três já jogaram nessa posição na Série B.




Caso Eder Luis tenha condições de jogo, poderia assumir a ponta direita na situação 1. Ele foi titular no lugar de Jorge Henrique contra o Avaí. O Vasco enfrenta o Brasil de Pelotas, sábado, em São Januário, às 18h30 (de Brasília), pela 15ª rodada da Série B. O Cruz-Maltino é líder, com 28 pontos, mesma pontuação do segundo colocado Atlético-GO.

Busca por reforço para o ataque segue indefinida

A prioridade do Vasco antes dos problemas recentes para a defesa, que culminaram na contratação do zagueiro Rafael Marques, era um reforço de área, um centroavante. Leandro Damião virou alvo do Cruz-Maltino, que fez contatos pelo jogador, mas não obteve respostas concretas e viu o negócio esfriar. O ex-vascaíno Gilberto foi sondado há quase dois meses, mas as conversas não avançaram.

Fonte: GloboEsporte.com