Setor direito do losango armado por Jorginho ainda não tem 'dono' no Vasco

Quarta-feira, 06/07/2016 - 08:22
comentário(s)

A escalação do Vasco no ano pode ser repetida com facilidade pela maior parte dos torcedores: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão (antes, Riascos). Faltou uma peça? Está no meio-campo. Desde o começo do Campeonato Carioca, Jorginho ainda não conseguiu encontrar o homem ideal para fechar o losango pela direita no setor e aumentar a consistência do time.

Da forma como o Vasco joga, com Jorge Henrique recuando bastante para marcar pela esquerda, o homem que atua na direita do losango precisa ter mais poder defensivo, para equilibrar o time. Andrezinho, por exemplo, atua do lado esquerdo do meio-campo e, embora seja importante atrás, tem mais liberdade para chegar ao ataque e organizar jogadas. Pela direita, é preciso municiar Madson e cobrir os avanços do lateral, além de auxiliar na saída de bola.

Quatro jogadores foram testados do lado direito do meio-campo, mas nenhum convenceu ainda. Mateus Pet iniciou a temporada em alta, como titular e aposta da base, mas durou apenas dois jogos; Yago Pikachu foi testado em partidas esporádicas; William começou bem, mas virou reserva em rodadas recentes; atual titular, Julio dos Santos é o que mais atuou, embora esteja longe de convencer a torcida. Em comum, o fato de que todos ainda não balançaram as redes em 2016.

No planejamento ideal de Jorginho, o nome que poderia se encaixar ali seria Fellype Gabriel. Versátil, com boa noção de marcação e qualidade técnica, o reforço ainda não estreou devido a problemas físicos e passa por novo reajuste para ficar à disposição. Ele é a aposta de jogador capaz de aliar marcação e dinamismo, numa função parecida à realizada por Andrezinho pela esquerda.

Jorginho tem toda a semana para testar alternativas e escolher o melhor nome para o duelo contra o Brasil de Pelotas, no sábado, em São Januário. Julio dos Santos foi o titular nas duas últimas partidas.

Abaixo, o GloboEsporte.com lista as opções utilizadas por Jorginho para o setor:

Mateus Pet

Em alta na pré-temporada, foi titular nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Era aposta de velocidade no setor, mas esteve tímido e não se mostrou pronto para o desafio. Recentemente, retornou à equipe sub-20 para ganhar sequência de partidas.

Julio dos Santos

Muito elogiado dentro do clube por sua função tática, o paraguaio não goza do mesmo prestígio com os torcedores. Ainda assim, foi quem mais jogou na posição. Começou o ano como primeiro volante e depois passou a jogar mais à frente. Tem boa visão de jogo e se combina com Madson, mas peca na marcação e na velocidade.

William

Contratado para a Série B, o volante começou muito bem. Foi titular em seis partidas, deu duas assistências e aportou mais dinamismo ao meio de campo. Entretanto, voltou a ser reservas nas duas últimas rodadas. Ainda precisa melhorar o passe.

Yago Pikachu

Polivalente, atuou em algumas partidas na função. Lateral de origem, tem boa chegada no ataque, mas também peca na marcação e deixou espaços em alguns jogos. O jogador, porém, quer brigar pela titularidade em sua posição inicial.

Fellype Gabriel

Tecnicamente, é o nome mais capaz de fazer a função. Sabe marcar e tem qualidade para chegar ao ataque. O grande problema é a parte física: ainda não estreou devido a dores musculares e passa por novo período no Caprres para se condicionar.



Fonte: GloboEsporte.com