Juniores: Rodney e Alan Cardoso falam sobre jogo deste sábado contra o Resende

Sábado, 02/07/2016 - 10:22
comentário(s)

No início de 2015, nove promessas subiram para os profissionais do Vasco. Nomes como Evander, Mateus Pet, Andrey e Caio Monteiro fizeram a pré-temporada com a expectativa de permanecer e virar opções para Jorginho. Este êxodo teve seus reflexos na equipe sub-20. Desde então, mesmo com a alternância dos promovidos entre as categorias, o time comandado por Rodney Gonçalves ainda não conseguiu formar uma identidade. Neste sábado, pela última rodada da Taça Rio sub-20, enfrenta o Resende no Estádio do Trabalhador, em Resende, às 15h (de Brasília), precisando de um empate para avançar às semifinais e seguir sonhando com o título estadual.

Por conta das mudanças, o time sub-20 teve de ser reformulado. No primeiro turno, Rodney utilizou atletas no último ano dos juniores e também contou com reforços, como o lateral-esquerdo Manuel e o atacante Gerônimo, ambos contratados ao Náutico. A equipe, reforçada esporadicamente por Evander, Alan Cardoso, Andrey e Caio Monteiro, foi eliminada nas semifinais da Taça Guanabara, após derrota por 5 a 0 para o Fluminense.

- Lideramos grande parte da Taça Guanabara, mas acabamos perdendo a semifinal de uma forma não muito boa. Iniciamos o segundo turno dispostos a apagar a má impressão deixada contra o Fluminense. Nosso time mudou e sofremos um pouco no início por conta da juventude e da falta de entrosamento. Estamos evoluindo a cada partida - disse o lateral-esquerdo Alan Cardoso, que chegou a treinar com os profissionais, mas participou de toda a campanha da equipe sub-20 no Carioca.

Reavaliação e aposta na geração 98

Para a Taça Rio, o planejamento mudou. Na mesma época, uma reunião entre Jorginho, Rodney e Alvaro Miranda, diretor da base vascaína, definiu uma reformulação. Alguns dos meninos que estavam nos profissionais pouco jogavam – o maior exemplo é o de Mateus Pet. Assim, decidiu-se que eles retornariam aos juniores – apenas Evander e Caio Monteiro estão fixos no time de cima.

- A gente sabe que no futebol, quando joga pouco, o atleta tende a involuir, a não se desenvolver. Sentamos novamente, rediscutimos e entendemos que era importante que alguns atletas retornassem – explicou Rodney.

Outra decisão foi apostar numa geração promissora do clube, a de atletas nascidos em 1998. Campeões cariocas sub-17 em 2015, nomes como Hugo Borges, Paulo Vitor e Robinho, que já haviam disputado a Copa São Paulo de Juniores, ganharam ainda mais espaço. A campanha na Taça Rio ainda não é ideal - o Vasco é o quarto colocado, com 29 pontos em 14 jogos -, mas Rodney enxerga evolução.

- Sabíamos que teríamos dificuldade. É uma situação normal, processual. Apesar de estarmos há um ano e meio comandando um trabalho, sabemos que futebol não se faz de um dia para outro. Hoje, 90% do grupo está no primeiro ano de juniores.

Do provável time titular para a partida contra o Resende, por exemplo, apenas o zagueiro Raniel e o meia João Vitor são da geração 1997, e o atacante Paulo Victor é de 1999. O restante nasceu em 1998. A equipe deve entrar em campo com João Pedro, Matheus Peixe, Arthur, Raniel e Alan Cardoso; França, Andrey, João Victor e Mateus Pet; Paulo Vitor e Hugo Borges.

Fonte: GloboEsporte.com