Basquete: Estadual terá Vasco, Urubu e Botafogo; local dos clássicos ainda não foi definido

Quarta-feira, 22/06/2016 - 15:52
comentário(s)

Impulsionado pela disputa entre Vasco e Flamengo, o Campeonato Carioca masculino de basquete terá uma edição reforçada este ano, em setembro e outubro, após a Olimpíada. Se na última edição apenas o Rubro-Negro, Botafogo e Macaé jogaram o torneio, desta vez a tendência é que o número de times aumente. Além do clube de São Januário, Angra dos Reis deve ser o novo participante.

Depois de conquistar a Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), o Vasco vai usar o Estadual como laboratório para a preparação do time para a principal competição da temporada. Atual campeão do Rio e do NBB, o Flamengo mantém a hegemonia do Estadual desde 2005, com 11 títulos seguidos.

Vice-campeão nas três últimas edições, o Macaé também deve ser presença certa. A equipe ficou em último lugar no NBB 2015/16, mas não foi rebaixada porque o Limeira desistiu da competição. O Botafogo, que também disputou o último Estadual, também estará em quadra. E para completar, Angra dos Reis, que já jogava outros campeonatos menores, também manifestou interesse em participar do Campeonato Carioca 2016.

O presidente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), Álvaro Almeida, mostrou otimismo com o número de participantes que o procuraram para disputar a próxima edição do torneio.

- Nós conversamos com os clubes, e eles já me disseram que vão jogar o Campeonato Carioca. Ainda não tem os ofícios e os documentos porque as inscrições serão realizadas em julho. Mas já estamos em contato com mais clubes e parceiros porque antes nós tínhamos uma expectativa de um produto. Agora, com esses cinco times, temos um produto - afirmou.

Mas a presença de três times de camisa também vai trazer um pouco de dor de cabeça para os organizadores. Em 2015, Botafogo e Flamengo se enfrentaram no Tijuca. Entretanto, o clássico entre vascaínos e rubro-negros precisará ser em outro lugar, que ainda não foi definido. O time de São Januário também não poderá receber o de General Severiano em seu ginásio, segundo Almeida.

- Para mim, as opções são Maracanãzinho, Arena Carioca ou Arena da Barra. No Tijuca fica complicado por questões de segurança. Eu sei que já tivemos clássicos lá antigamente, mas hoje em dia as torcidas estão diferentes. Isso tudo precisa ser estudado e ainda será decidido. Mas o Vasco também não deve jogar contra o Botafogo em casa por causa do acesso ao ginásio - concluiu Álvaro.

A última vez que o Campeonato Carioca teve pelo menos cinco times foi em 2010, quando Flamengo, Riachuelo, Macaé, Tijuca, Iguaçu e Cabo Frio jogaram o torneio.

Fonte: GloboEsporte.com