Basquete: VP fala sobre contratações e saída de Jeff, Eric, Douglas Nunes e Collum

Terça-feira, 21/06/2016 - 12:04
comentário(s)

Confirmados como primeiros reforços do Vasco para a disputa da temporada 2016/2017, o armador Nezinho e os pivôs Wagner e Bruno Fiorotto foram apresentados nesta segunda-feira em São Januário. A chegada do trio, que assinou por uma temporada com o clube carioca, é só o início da retomada do basquete vascaíno. Quem afirma é o vice-presidente de esportes terrestres, Fernando Lima. Responsável pela montagem do timaço comandando por Hélio Rubens que brilhou no fim dos ano 90 e início dos anos 2000, o dirigente cruz-maltino sabe que os tempos são outros, mas não descarta trazer mais dois jogadores de alto nível e se mostra otimista em conseguir um patrocinador para a disputa do NBB 9.

- Estou procurando mais dois jogadores, mas é lógico que estava vendo um movimento muito grande no mercado, a coisa se acomodando de uma forma e tinha que tentar sair na frente, e saí com essas três contratações. Era a oportunidade que tinha. Acho que agora o momento é de esperar um pouco para ver com o mercado vai reagir e ver pontualmente o que ainda podemos fazer. Tenho conversado com o Christiano e essas contratações eram aquilo que eu queria e chegam para suprir os jogadores que saíram: Jeff, Eric, Douglas Nunes e Collum. Agora vou dar uma esperada, ver como o mercado funciona, porque têm muitos clubes com problemas de patrocínio. Nós mesmos temos um projeto de ICMS aprovado e se isso vier a acontecer e nós conseguirmos um patrocinador, muda tudo. Atualmente trabalhamos apenas com o orçamento que temos, mas estamos tentando captar recursos pensando na disputa do NBB. Eu mesmo passei todas as informações para quem montou o projeto que foi aprovado. Na prática, a captação começou na segunda-feira, até sexta-feira passada nós não tínhamos nada. Mas estou otimista - afirmou Fernando Lima.

Mas enquanto a grana não entra o vice-presidente de esportes terrestres do Vasco promete não fazer loucuras e manter os pés no chão. A renovação dos contratos dos armadores Hélio e Palacios, do ala-armador Marcellus, dos alas Márcio Dornelles e Gaúcho, MVP das finais da Liga Ouro, e do ala-pivô Drudi, além da manutenção de Ricardinho e Bruninho, que também são funcionários do clube, é a maior prova disso.

Dos nomes especulados pelo mercado, o único confirmado pelo dirigente vascaíno foi de Murilo. Mesmo antes de o principal investidor do Bauru ter anunciado nesta segunda-feira a redução dos investimentos e a rescisão dos contratos de todos os jogadores, Fernando Lima não escondeu o interesse vascaíno pele experiente pivô de 32 anos. Já sobre o americano Robert Day, o vice-presidente de esportes terrestres não se mostrou muito entusiasmado.

- Não desisti do Murilo, mas está faltando praticamente tudo. Houve uma conversa com o agente dele e disse que tinha interesse no jogador. Por enquanto é isso, não tem nada acertado. Sobre o Robert Day falaram comigo, mas no momento é um jogador que pelos valores que deram não nos interessa. Não é o que Robert Day que queremos. Nossa objetivo é trazer mais um pivô e um ala-armador - explicou.

Enquanto novos reforços não chegam, é com esse elenco que o Vasco deverá começar sua pré-temporada dia 1º de agosto. Com o técnico Christiano Pereira confirmado pelo menos para a disputa do Estadual, a diretoria cruz-maltina quer usar a competição como laboratório mirando o principal objetivo da temporada, que é o NBB 9.

- Meu compromisso com o Christiano era para a Liga Ouro, mas acho que ele foi bem e é minha intenção começar o Estadual com ele. A competição será um teste para esse todos nós. Não posso encher o elenco de jogadores e depois não poder fazer os acertos devidos que deverão ser feitos. É isso, nada com a teoria. Temos que fazer uma pré-temporada, começar o Estadual e analisar como nos sairemos para depois pensarmos no NBB - destacou Fernando, lembrando que os problemas financeiros do passado acabaram atrasando o recomeço vascaíno.

- Atrapalhou demais quando fui a Limeira negociar a vinda da equipe paulista para São Januário, mas depois da Liga Ouro isso acabou até pelo que aconteceu aqui com esse jogadores. Hoje o pagamento está adiantado, zerado, tudo certo. Naquela época o banco saiu e ficamos com as dívidas nas mãos. Ainda tentamos pagar alguma coisa, não sei como, mas conseguimos. Hoje não estamos tratando com banco, nem João, nem com Manel, estamos fazendo dentro do que o Vasco pode e é para não falhar. Se não der mais e chegarmos a conclusão que não teremos patrocínio, vamos com esse time mesmo. Mas na minha concepção de basquete, acho que estamos no bolo, se pegarmos mais um ou dois vamos ver o que acontece. Temos que esperar a formação das outras equipes também. Temos notícias que Franca e Brasília estão contratando, Mogi fez um investimento bom e ainda existe uma grande expectativa para Flamengo e Bauru, os dois finalistas do NBB 8. Não sabemos o que vai acontecer, mas muitas coisas se falam.

Fonte: GloboEsporte.com