Basquete: Nezinho: 'Vai ser bem legal ter um Vasco e Flamengo no NBB, o basquete brasileiro precisava disso'

Segunda-feira, 20/06/2016 - 08:08
comentário(s)

Uma das referências do timaço de Brasília que conquistou o tricampeonato do NBB nas temporadas 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012, Nezinho já viveu na pele a rivalidade com o Flamengo. Em duas finais disputadas contra o clube da Gávea desde que a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi criada em 2008, uma derrota no Rio de Janeiro, na primeira edição da principal competição nacional do país, e uma vitória na cidade de Anápolis (GO), no ano seguinte, quando a equipe do Distrito Federal levantou seu primeiro troféu. Mas desta vez será diferente. Afinal, o ex-jogador do Franca e um dos alvos preferidos da torcida rubro-negra estará vestido a camisa do Vasco, maior rival dos atuais tetracampeões. No entanto, em vez das tradicionais provocações, o experiente armador de 35 anos prega respeito ao momento do adversário e festeja a volta do clássico dos milhões às quadras.

- Acho que essa rivalidade com o Flamengo continua a mesma e isso é muito gostoso. Jogador gosta disso, faz com que a gente se prepare mais, treine mais. Vai ser bem legal ter um Vasco e Flamengo no NBB, o basquete brasileiro precisava disso, desse encontro. Claro que respeitando muito o Flamengo, que é o time do momento e conquistou os últimos quatro títulos do NBB, temos que entrar em quadra e jogar para vencer - afirmou Nezinho.

Esse respeito, porém, não significa medo. Muito pelo contrário. Com passagens por grandes times como o extinto COC/Ribeirão Preto, Brasília, Limeira e Franca e acostumado a conquistar títulos, o armador segue a linha de ex-companheiro Alex Garcia, outro alvo dos rubro-negros, e afirma que toda provocação bem digerida serve de estímulo para qualquer atleta.

Tanto que a contratação de Nezinho por Franca na temporada passada acabou sendo bem aceita por seus antigos "inimigos". Ex-jogador do COC/Ribeirão Preto, time dirigido por Edvar Simões no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 e principal algoz da equipe francana, Nezinho sempre foi o principal alvo da torcida rival. Mesmo acostumado com xingamentos e provocações ao longo da carreira, o novo reforço do Vasco espera uma recepção bem pior por parte dos rubro-negros na sua primeira experiência no basquete carioca.

- Sou chato mesmo dentro de quadra e acho que é isso mesmo. Imagina se naquela época cada vez que eu jogasse diante da galera de Franca eles não pegarem no meu pé, seria estranho. Mas a rivalidade entre Flamengo e Vasco é bem maior, pois se trata de um clássico entre dois times de camisa. Acho que até numa disputa de par ou ímpar vai existir rivalidade e muita zoação. Mas é normal, gosto dessa coisa. Serve como combustível para qualquer atleta, é um sinal de respeito e admiração por parte do adversário. É uma coisa que te deixa alegre, uma forma de elogiar sem saber, e levo isso numa boa - explicou o armador.

Esperado no Rio de Janeiro nesta segunda-feira para assinar contrato por uma temporada com o Vasco, que volta à elite nacional depois após 13 anos sem disputar competições profissionais, Nezinho comemora a oportunidade de participar da retomada do basquete vascaíno, aposta no projeto apresentado pelo vice-presidente de esportes terrestre do clube de São Januário, Fernando Lima, mas mantém os pés no chão.

- Já tinha tido uma conversa com o Fernando quando houve a possibilidade do time de Limeira ir para o Rio no ano passado, mas infelizmente acabou não se concretizando. Voltamos a conversar, desta vez deu tudo certo e deixamos tudo acertado em mais ou menos três dias. É muito legal estar podendo participar dessa volta e estou muito empolgado com a chance de jogar e morar pela primeira vez no Rio. O Vasco é um time de camisa, tradicional no basquete e que conquistou muitos títulos no passado. Sabemos que outras equipes estão na nossa frente, como Flamengo, Bauru e Mogi, por exemplo, mas pouco a pouco o clube vai voltar e reconquistar seu espaço. Mas não podemos dar bobeira, dentro de quadra todo mundo quer ganhar. Tenho certeza de que vamos estar bem preparados para o NBB 9 - afirmou.



Fonte: GloboEsporte.com