Há 51 anos, Vasco homenageava Pelé e batia o Santos por 3 a 0 no Maracanã

Segunda-feira, 04/04/2016 - 11:29
comentário(s)

Aconteceu em 4 de abril – Vasco goleia o Santos de Pelé por 3×0 pelo Torneio Rio-SP de 1965

No dia 4 de abril de 1965, o Vasco impunha uma goleada sobre o poderoso Santos de Pelé, numa tarde de domingo no Maracanã, diante de 42 mil torcedores.

Os 3 gols cruzmaltinos foram marcados nos 15 minutos finais da partida, por Luizinho e Mário (2).





Assim descreveu o jogo o jornal “O Globo” de 05 de abril de 1965 na sua edição matutina:

“Foi sem dúvida uma grande vitória a que o Vasco da Gama alcançou na tarde de ontem sobre o Santos FC, em disputa do torneio Rio-São Paulo. É bem verdade que o quadro paulista não apresentou. a sua força total, aparecendo em campo sem Gilmar, sem Haroldo, sem Zito, sem Coutinho e sem Pepe, mas esse detalhe não serve para deslustrar os méritos do triunfo. Primeiramente porque jogou Pelé e todo mundo costuma dizer que o Santos é Pelé FC ou “quem tem Pelé tem tudo”. Depois porque o domínio territorial do Vasco foi tão amplo, tão absoluto, que o placar final de 3×0 não chegou a traduzir exatamente o panorama da luta. O empate de 0x0 no primeiro tempo, então, foi completamente injusto para com os cruzmaltinos, que mereciam ter marcado uns dois ou três tentos nessa fase. Mas além de alguns tiros destorcidos e uma sensacional defesa de Laércio, desviando de tapa. para “conter”, uma bomba de Lorico, as traves se incumbiram de salvar por três vezes o reduto santista, com Laércio batido sem apelação.”

Antes do jogo, Pelé, um dos mais famosos torcedores do Vasco, recebeu uma homenagem da diretoria vascaína, através do presidente Manuel Joaquim Lopes:



Abaixo, a ficha do jogo, com os quadros das duas equipes, renda, público e gols:



Nesta mesma edição do jornal “O Globo”, foi publicada uma paródia pela goleada sofrida pelo rival rubro-negro no dia anterior (sábado), no mesmo Maracanã, por 4×1 diante do Palmeiras.

Nela também dizem que o placar moral das duas partidas deveria ser Vasco 5 x 0 Santos (“Derrubaram a coroa do rei” diz o jornal sobre o baile vascaíno) e Palmeiras 5 x 0 no eterno freguês da Gávea:



Outras vitórias do Vasco em 4 de abril:

Vila Isabel 0 x 5 Vasco (Carioca 1926)

Palmeiras 2 x 3 Vasco (Torneio Rio-Sp 1964)

Vasco 1 x 0 Itaperuna ( Carioca 1996)

Vasco 2 x 1 Fluminense (Carioca 2004)

Vasco 4 x 3 Duque de Caxias (Carioca 2010)

Fonte: Casaca