Inter segue exemplo do Vasco e anuncia intenção de criar 'ingresso social'

Sexta-feira, 01/04/2016 - 11:44
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Nos últimos anos, os ingressos para as partidas de futebol dos grandes clubes tiveram um significativo salto no preço, muitas vezes motivados por arenas mais modernas e confortáveis, ainda que o movimento seja anterior à abertura dos novos estádios. O fato é que, pela primeira vez, times têm se preocupado com a ausência de um público de menor poder de compra.

Internacional e Vasco, duas equipes com origem popular, já divulgaram que terão “cotas sociais” para manter um público de baixa renda mais próximo do estádio.

Nesta semana, o Inter anunciou o “Estudante Colorado”. O projeto garante entre mil e 5 mil entradas para estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre. Para isso, basta fazer um cadastro de R$ 20 e pagar pelo ingresso de R$ 10.

Em comparação, para a última partida do time no Campeonato Gaúcho, torneio em que o tíquete não é alto, a entrada mais barata para o torcedor que não é sócio esteve em R$ 40, número comum entre as grandes equipes do país.

O Vasco ainda não oficializou seu projeto, mas o próprio presidente Eurico Miranda o defendeu publicamente. O clube pensa em criar um acesso gratuito ao torcedor de menor renda, um projeto apelidado de “Bolsa Família” pelo próprio mandatário vascaíno.

“Tenho que arrumar uma maneira de não marginalizar a camada popular, o Vasco é um clube popular. O preço teve de ir mais lá em cima este ano. De certa forma, vou penalizar a classe privilegiada. Se não aderir ao sócio-torcedor, vai pagar um preço alto”, comentou Eurico Mirando ao Jornal “O Globo”, em fevereiro.

O Vasco inaugurou o programa de sócio-torcedor nesta semana. Entre os clubes brasileiros, tem sido comum cobrar ingresso mais baixo apenas para esse grupo de fãs, que dispõem de mensalidades que partem de R$ 10. No primeiro dia de venda, 4 mil vascaínos se uniram ao programa do time carioca.

Fonte: Máquina do Esporte