Dirigente da FFERJ critica atletas e clubes por ausência em evento sobre arbitragem

Quinta-feira, 28/01/2016 - 02:16
comentário(s)

A comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nesta terça-feira um evento na sede da entidade para tirar dúvidas e esclarecer regras e conceitos sobre jogadas em que a bola bate na mão ou no braço de um jogador. O seminário foi aberto para a imprensa, técnicos e capitães de clubes, mas o comparecimento foi baixíssimo e apenas três clubes enviaram representantes. Jorge Rabello, organizador do encontro, criticou a pouca participação.

- O comportamento e a presença dos clubes não é uma novidade. De uma maneira geral, dirigente de clube e jogador de futebol são bons na crítica, mas participam pouco e se informam pouco a respeito das soluções. O jogador de futebol é um dos poucos que participam de um esporte coletivo e não conhecem a regra do jogo que ele participa. Infelizmente, esse é um comportamento secular, não vai mudar. O importante somos nós, enquanto comissão de arbitragem, fazermos nosso papel os convidando. Na primeira rodada entregaremos as diretrizes de aplicabilidade da competição que tiveram algumas mudanças, mas eles não se informaram. Espero que se informem até o início da competição - disparou Jorge Rabello.

O único clube dentre os quatro de maior investimento a enviar um representante foi o Fluminense - o auxiliar técnico Marcão. Também compareceram na reunião um dirigente da Friburguense e o goleiro Renan, do Tigres.

A Ferj contou, na sua pré-temporada, com a participação do árbitro colombiano Óscar Ruiz, que aproveitou sua participação no Mundial sub-17 da Fifa, em dezembro, para trazer novidades e vídeos atualizados sobre conceitos e regras para lances de bola na mão. Rabello explicou que cabe ao árbitro não apenas aplicar a regra, que continua a mesma, mas entender a posição do jogador nos lances.

- O que precisa ficar registrado é que a regra não mudou. A comissão de arbitragem da Fifa é quem determina mundialmente a respeito das regras do jogo. A partir do momento que o jogador assume uma ação deliberada numa ação de bloqueio, ele vai correr o risco do movimento natural e antinatural das suas mãos. Foi isso que se estabeleceu. O árbitro não deve apenas aplicar a regra. Em algum momento tem que entender a posição do jogador em determinado lance. Isso não é uma invenção da comissão do Rio de Janeiro nem da comissão nacional, é uma determinação da Fifa - explicou o presidente da comissão de arbitragem do Rio.

O Campeonato Carioca 2016 se inicia neste sábado com quatro partidas. O Botafogo enfrenta o Bangu em São Januário, às 17h, com transmissão do SporTV. O Flamengo pega o Boavista às 19h30, em Édson Passos. Mais quatro jogos completam a primeira rodada no domingo. O Vasco joga com o Madureira em São Januário, às 17h, e o Fluminense encara o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 19h30.

Fonte: Sportv.com