Feminino: Andressa projeta estreia do Vasco no Brasileiro, nesta 5ª, contra o Rio Preto-SP

Quinta-feira, 21/01/2016 - 11:59
comentário(s)

O país do futebol. Muitas vezes essa frase é discutida e, poucas, o futebol feminino é levado em conta. Os primeiros passos da mulher com a bola não foram no Brasil, o lugar que costuma dar voz a alcunha. No entanto, tal expressão só é utilizada quando refere-se à modalidade masculina. Diante de todo o cenário, as meninas buscam seu espaço e o Vasco foi um dos times a abraçar a ideia.

O Cruz-Maltino teve seu início nos anos 90, quando se sagrou campeão brasileiro e teve oportunidade de revelar jogadoras para a Seleção. Já em 2000, o time de São Januário continuava sua trajetória na modalidade e fez o mundo conhecer Marta, uma jovem de Alagoas e que depois viria a ser cinco vezes melhor do mundo. Porém, a modalidade feminina foi tomando forma no Vasco e criaram o Departamento de Futebol, responsável por criar categorias de base feminina no clube.

Após anos de glórias, o Vasco acabou ficando sem a categoria adulta na temporada 2015. Mesmo assim, o sub-17 vascaíno, que conquistou grandes títulos, desde a Copa do Brasil Escolar até o campeonato mundial, deu conta do recado. Mas, o Cruz-Maltino não poderia contar apenas com a base feminina. Por conta disso, marcou a volta da categoria principal para este ano e contando com crias de São Januário.

A equipe de reportagem do Esporte Interativo entrou em contato com Andressa Cunha, de 17 anos, e que está há cinco anos no time vascaíno. A jogadora é uma das joias da Colina. Segundo ela, a volta ao Brasileiro será uma grande experiência.

“É uma sensação única, até porque é a volta do Vasco, um clube que sempre foi muito importante na modalidade feminina. Voltar para um Brasileiro é uma coisa incrível. É uma coisa que vai ficar guardada para sempre na minha memória. Uma importância que não tenho palavras para falar”.

Assim como Andressa, outras pratas da casa buscam seguir o caminho de Marta. E mesmo contando com atletas experientes, o clube vai ter na competição algumas jogadoras da categoria sub-17. Por conta disso, a atleta foi perguntada se a questão da idade seria um ponto desfavorável ao Cruz-Maltino.

“Acho que não. Até porque tem a Ester que veio para a equipe e está passando um pouco da experiência dela para a gente. A gente está aprendendo muito com ela e vai continuar aprendendo. Uma vai ajudando a outra”.

Em sua volta a competição nacional, as Meninas da Colina estreiam nesta quinta-feira (21), às 19h30 (de Brasília), diante do Rio Preto-SP, na casa das adversárias. Além de ambos os times, o torneio conta com Tiradentes-PI, Iranduba-AM, Santos, Portuguesa-SP, Adeco-SP, América-MG, Foz Cataratas-PR, São José-SP, Caucaia-CE, Vitória-BA, São Francisco-BA, Duque de Caxias-RJ, Flamengo, Vitória-PE, Corinthians, Ferroviária-SP, Pinheirense-PA, Viana-MA.



Fonte: Esporte Interativo