Além de vencer, Vasco precisa 'secar' Avaí, Coritiba e Figueirense para seguir na Série A

Terça-feira, 24/11/2015 - 07:27
comentário(s)

O discurso de que o Vasco seria capaz de escapar do rebaixamento pelas próprias pernas já não vale mais. Além de vencer os dois jogos que faltam no Campeonato Brasileiro, o time precisa secar Avaí, Figueirense e Coritiba. Para o milagre carioca se confirmar, ao menos dois dos três rivais terão de esbarrar em resultados que sirvam para a turma de São Januário.

Para superar o Avaí, com um ponto a mais na tabela, o Vasco torce para que o time catarinense não vença ao menos uma partida. A maior chance está na última rodada, quando a equipe de Florianópolis enfrentará o Corinthians, no Itaquerão.

Se isso acontecer, o time treinado por Jorginho terá ainda de superar Coritiba ou Figueirense, ambos com três pontos a mais que o Vasco. Para terminar à frente dos paranaenses, o Cruz-maltino terá de torcer para que o Coxa não vença o Palmeiras no próximo domingo. Caso isso ocorra, as duas equipes se enfrentarão na última rodada valendo a permanência na Série A, com o Coritiba jogando pelo empate.

Já em relação ao Figueirense, o Vasco torce para que a equipe não vença mais no Brasileiro. Somente assim os cariocas poderão terminar à frente dos catarinenses. O Figueira terá pela frente o São Paulo, fora de casa, com o time paulista ainda em busca de vaga na Libertadores, e o Fluminense, em Florianópolis, na última rodada.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o risco atual de queda vascaína é de 87%. Mas a situação é tão dramática que, mesmo que supere o Santos, domingo, e o Coritiba, na última rodada, a equipe ainda estará ameaçada, na casa dos 22%.

Para completar, há a possibilidade de o Vasco terminar a rodada do fim de semana já rebaixado para a Segunda Divisão. Se perder para o Santos, a queda estará automaticamente confirmada. Se empatar com o Peixe e dois dos três resultados negativos para o Vasco acontecerem (vitória do Avaí, empate do Coritiba e empate do Figueirense), a passagem para a Série B em 2016 estará comprada, pela terceira vez em apenas oito anos.

Fonte: Extra Online