Jorginho: 'Não penso nisso. Não vai ter rebaixamento. Não vai ter'

Sexta-feira, 20/11/2015 - 23:36
comentário(s)

Uma sequência que nenhum torcedor pagaria para ver. Como se fosse a continuação de um filme B, o Vasco poderá ser rebaixado no mesmo estádio no qual caiu para a segunda divisão, em 2013. Na casa de horrores em que se transformou a Arena Joinville naquele ano, com cenas de barbárie, torcedores feridos e partida interrompida, o Vasco perdeu de 5 a 1 para o Atlético-PR. Neste domingo, nem precisa chegar a tanto.

Diante do lanterna Joinville, o pior time do Brasileiro, um empate já derruba o Vasco, caso o Avaí vença o Fluminense no Maracanã e o Figueirense vença a Chapecoense em Florianópolis. O Vasco iria a 35 pontos. O Avaí, primeiro time fora do Z-4, somaria 41. Nas últimas duas rodadas, mesmo que o Vasco vença todas, e o Avaí perca as duas, o time de São Januário chegaria aos mesmos 41 pontos, mas com uma vitória a menos: 11 a 10. Já o Figueirense, com a suposta vitória, chegaria aos 42.

Em um onda de otimismo, que não parece ter sido abalada com o empate em 1 a 1 na quinta-feira, no jogo do hexacampeonato do Corinthians, em São Januário, o técnico Jorginho manteve o pensamento positivo.

— Não penso nisso. Não vai ter rebaixamento. Não vai ter. Vamos lá, vencer o Joinville, depois vamos para cima do Santos e depois vamos enfrentar o Coritiba. Se eu lamentar e chorar o resultado, meu amigo, eu estou perdido — disse Jorginho.

JOGO DE CORAÇÃO

Na linha de raciocínio do treinador, o panorama fica bem diferente se o Vasco vencer o Joinville e Avaí, Coritiba (que recebe o Santos no Couto Pereira) e Figueirense perderem seus jogos. A equipe de Jorginho terminaria a rodada com o mesmo número de pontos do Coritiba, um a menos que o Avaí e dois a menos que o Figueirense. Chegaria à penúltima rodada com grandes chances de escapar, ainda que continuasse a depender dos demais resultados.

— É jogo de coração. Vamos descansar ao máximo os jogadores que vão para o jogo. O objetivo é fazer um grande jogo lá e acreditarmos. Não mudou nada, continuamos acreditando e vamos conseguir esse feito fantástico — disse Jorginho.

Assim como na 34ª rodada, o Fluminense voltará a enfrentar um adversário direto do Vasco na luta contra o rebaixamento. Naquela partida, o tricolor perdeu de 3 a 2 para a Chapecoense no Maracanã. Antes da partida, dirigentes do Vasco questionavam a possibilidade de o rival não se esforçar para vencer.

Após o empate com o Corinthians, com um jogador a menos, porque Rodrigo foi expulso, o risco de o Vasco cair, que era de 84%, foi a 94%. O Coritiba, por exemplo, que antes da rodada tinha 69% de risco de queda, passou a 50% com a vitória sobre a Ponte Preta, em São Paulo.

Fonte: O Globo Online