Eurico e presidente da Federação de SC deverão se encontrar no STJD

Quarta-feira, 21/10/2015 - 19:13
comentário(s)

Um encontro promete movimentar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva em poucos dias. Após a denúncia contra Eurico Miranda, presidente do Vasco, a procuradoria do STJD também vai levar Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF, ao tribunal. O procurador-geral Paulo Schmitd denunciou Delfim no artigo 258 do CBJD, por atitude contrária à disciplina no esporte. Ainda sem data para julgamento - que deve ser realizado no fim da semana que vem -, Delfim e Eurico podem sentar no plenário do STJD no mesmo dia.

Eurico e Delfim trocaram farpas após o empate do Vasco com a Chapecoense, no dia 15 de outubro, no Maracanã. O presidente do Vasco afirmou que o presidente da federação catarinense ia a vestiário de árbitros, citando relato de súmula de Chapecoense 1 x 0 Vasco, do primeiro turno. A prática é proibida por determinação da CBF.

A procuradoria denunciou Eurico pelas entrevistas à imprensa. O presidente vascaíno foi denunciado no artigo 258, inciso II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em ato de desrespeito à equipe de arbitragem, por afrontar preceitos de boa ética. Em nota, a procuradoria defendeu que as entrevistas de Eurico colocaram em dúvida a lisura do trabalho de arbitragem e ainda disse que o dirigente levantou suspeitas “sem evidências de um possível complô político”. Eurico também foi denunciado pela ameaça de guerra sem quartel contra a CBF e o presidente Marco Polo, enquadrado no artigo 243-D do CBJD, que fale em incitação à violência de torcedores.

Além de Eurico e Delfim, Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, também deve ser julgado na mesma data que os dois dirigentes. O jogador disse, em entrevista no intervalo do jogo São Paulo x Vasco, que o pênalti havia sido marcado “antes da partida”, em referência às entrevistas do presidente vascaíno anteriores ao jogo do último fim de semana.

Fonte: GloboEsporte.com