Eder Luis corre contra o tempo para jogar ainda em 2015

Quarta-feira, 21/10/2015 - 09:35
comentário(s)

Uma corrida contra o tempo em busca do objetivo de ajudar o Vasco ainda na temporada 2015. Após três meses entregue ao Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres), Eder Luis voltou a treinar com o elenco há cerca de uma semana. Recuperado das dores no joelho direito, o atacante ganhou 1,2 quilo de massa muscular nas pernas. E agora tenta convencer Jorginho de que ainda pode ser útil nas sete rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Na última terça-feira, Eder fez parte do time reserva que iniciou o jogo-treino contra o Gonçalense. Após a cirurgia no joelho direito, realizada no começo de 2014, o atacante ficou 17 meses longe dos gramados. O retorno ao Vasco foi no último mês de maio. Desde então, entrou no segundo tempo das derrotas para São Paulo e Grêmio no primeiro turno do Brasileirão. Foram apenas 59 minutos em campo e muitas incertezas. Hoje recuperado das dores e da falta de massa muscular, está mais forte para suportar o impacto no joelho direito.

- Eder foi liberado antes do esperado porque mostrou resultados. A cirurgia foi no joelho, local que recebe todo o impacto de um velocista como ele. Era necessário ganhar massa muscular. Eu disse que ele não poderia voltar a jogar antes de conseguir isso. Eder está com um porte físico diferente, visualmente mais forte, com suporte para correr e se desgastar sem sentir o joelho. O jogador está liberado, e o Caprres vai sempre acompanhar sua evolução - frisou o coordenador científico Alex Evangelista, responsável pelo Caprres.

Recentemente, uma foto postada por Evangelista no Instagram chamou a atenção. A imagem mostrava o joelho de Eder Luis após a operação e agora. A recuperação do jogador, aliás, preocupava a diretoria. Tanto que a extensão do contrato, acertada até 2018, foi suspensa em um primeiro momento. Durante os três meses de recuperação, o atacante trabalhou quase sempre em dois períodos na academia de São Januário - entre musculação, testes de força, cama elástica e fisioterapia.

- É muito grande a chance de ele voltar a jogar ainda esse ano. Só vai depender da evolução técnica que o Jorginho precisa avaliar. Eder voltou a treinar há alguns dias e pode aparecer alguma dor. Mas vamos cuidando disso e estamos felizes com a evolução dele. O jogado está mostrando muita segurança. Além dos relatos do atleta, nos baseamos nas avaliações. Elas mostram uma evolução muito grande, clínica, física e neuromuscular - disse o coordenador.

Invicto há oito jogos, o Vasco de Eder Luis empatou os últimos três e voltou a ocupar a lanterna do Campeonato Brasileiro. O foco agora é no Grêmio, adversário do próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã.




Fonte: GloboEsporte.com