Vasco envia cartilha para Martín Silva retornar da Seleção do Uruguai sem novos sustos

Quarta-feira, 14/10/2015 - 08:25
comentário(s)

Jordi vai defender o gol do Vasco pela décima vez neste Campeonato Brasileiro contra a Chapecoense. Apesar de toda a confiança que a comissão técnica deposita no jovem de 22 anos, o departamento de futebol também mira as eliminatórias sul-americanas. Após ficar no banco da seleção uruguaia contra Bolívia e Colômbia, Martín Silva deve retornar ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira e ficar à disposição do técnico Jorginho para o compromisso de domingo, contra o São Paulo no Morumbi - ele cumpre suspensão no jogo desta quinta, no Maracanã. Mesmo longe do clube há uma semana, o goleiro titular esteve sob cuidados dos profissionais vascaínos. Os fisioterapeutas e médicos cruz-maltinos entregaram uma cartilha de recomendações ao experiente jogador para evitar novos sustos nos seus retornos da Celeste.

Este ano, Martín desfalcou o Vasco por quase dois meses, do período da Copa América até a recuperação completa da lesão no ligamento do tornozelo direito - que sentiu nos treinamentos com a seleção uruguaia. Recentemente, o goleiro ficou fora de novo e não enfrentou o Cruzeiro por conta de dores musculares. Era outro retorno, desta vez de amistosos com a seleção uruguaia. E o camisa 1 vascaíno teve lesão grau 2 na coxa que o impediu de bater tiro de meta em alguns jogos do time no Brasileirão.

Para se precaver, desta vez, Martín viajou com recomendações de privilegiar exercícios de musculação e alongamentos específicos para seguir cronograma adaptado ao qual o goleiro estava sendo submetido junto ao Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Reabilitação Esportiva do Vasco (Caprres). O coordenador científico do Vasco, Alex Evangelista, não mostrou preocupação com o retorno do goleiro e disse que Martín está plenamente recuperado das dores musculares. Mas admitiu que a mudança de treinos pode causar problemas para atletas.

- Acontece isso com alguns atletas, que voltam de seleções para seus clubes machucados. Quando se muda o treinamento, às vezes é difícil de se adaptar. Ainda mais, como é o caso, quando se precisa dessa adaptação rápida para dois jogos em 10 dias. Ele foi totalmente recuperado para a seleção. Depois que sentiu o músculo, que é até aquele que usa para a batida do tiro de meta, mas estava muito bem quando saiu - disse o coordenador científico, em coletiva de imprensa na última sexta-feira em São Januário.

Contratado em 2013, Martín Silva ainda tem mais dois anos de contrato com o Vasco. Campeão carioca de 2015, ele atuou 13 vezes neste Brasileiro. O Uruguai ainda joga em duas datas em novembro. No dia 12 contra o Equador e no dia 17 contra o Chile, véspera da última partida em que o goleiro deve desfalcar o Vasco, que enfrenta o Corinthians dia 18 no Rio de Janeiro.

Fonte: GloboEsporte.com