Feminino: Letícia Botelho, do Sub-17 do Vasco, fala sua trajetória no futebol

Quarta-feira, 07/10/2015 - 12:23
comentário(s)

Aos 17 anos de idade, a meia-atacante amazonense Letícia Botelho de Andrade Picanço é um dos destaques da equipe feminina sub-17 do Vasco da Gama. Ostentando a camisa nº 10 do Gigante da Colina, a jogadora vem acumulando títulos e conquistando cada vez mais seu espaço na modalidade.

No mês passado, ela se destacou conquistando o torneio Cidade de Laranjal na cidade de mesmo nome em Minas Gerais. E mais: foi a artilheira com 3 gols. Some-se a esse título dois campeonatos da Liga Iguaçuana, dois Almirantes, a etapa local da Copa Coca-Cola 2012 e o Carioca 2013.

“O torneio em Minas foi uma experiência maravilhosa. O carinho das pessoas foi contagiante, nosso time foi bem recebido. A conquista desse torneio representou o nosso esforço e carinho pelo que fazemos. Sei que não é fácil praticar o futebol feminino em nosso País, que sofre muitos preconceitos. Mas não tem coisa melhor do que conseguir fazer um grande trabalho, ser a artilheira da competição com 3 gols e levar felicidade para a nação vascaína e para as pessoas que acompanham o meu trabalho”, disse a jovem.

Sua principal inspiração na modalidade vem de ninguém menos do que o craque Messi. “Pra mim ele sempre será o melhor do mundo”, enfatiza ela, que tem como característica a ofensividade e o comando de ataque do time. “A pedidos do meu técnico Antony Menezes eu tenho chegado mais perto da área e conseguido marcar gols importantes, graças a Deus”, ressalta.

A atleta começou a carreira aos 12 anos de idade no Fluminense até se transferir para o Vasco. Até ano passado ela morava em Cachoeiras de Macacu, cidade do interior do Rio, com os pais Ederson Roberto e Selma Botelho Andrade Picanço, mas recebeu o convite da sua avó, Solange Lima de Souza, para morar em São Cristovão, bairro do clube carioca. “Tive muita dificuldade para manter meu sonho vivo, justamente pela distância. Fiz o trajeto de Cachoeiras para o Rio (tempo de 1h50) durante os dois primeiros anos. Mas, ano passado recebi o convite da minha avó”, destaca a atleta.

O grande sonho da vida de Letícia é atuar pela Seleção Brasileira. “Vestir a blusa da Seleção é o meu maior sonho, bem como representar o meu País e dar orgulho para a minha família que é a coisa que eu mais amo na vida”, comentou ela, que está no terceiro ano do Ensino Médio na escola Vasco da Gama, do próprio clube.

“Pretendo me formar em Físioterapia e Educação Física. Com certeza Deus tem me ajudado nessa caminhada e eu sou eternamente grata por ele ter me concedido essas oportunidades”, conta Letícia.

Metas

A próxima competição da manauense será o Carioca 2016, competição na qual o Vasco é tetracampeão. “Consideramos esse evento como o mais importante”, comentou ela.



Fonte: A Crítica