Com 35 anos, Rodrigo fez 50 jogos em 2015 e ganha atenção especial

Domingo, 04/10/2015 - 09:21
comentário(s)

Quando entrar em campo às 11h (de Brasília) deste domingo, para enfrentar o Avaí na Ressacada, Rodrigo vai completar a marca de 50 jogos na temporada. Aos 35 anos, o zagueiro e capitão cruz-maltino é quem mais defendeu o Vasco em 2015. O segredo para a condição física e o alto rendimento do defensor passa pelos treinamentos, ou até mesmo a falta deles. Jorginho defende que a ausência do jogador de determinadas atividades é importante para preservá-lo - no treino fechado do último sábado em Florianópolis, ele foi visto no gramado com camisa diferente dos demais companheiros, que foram divididos entre os com e os sem coletes. Para justificar sua filosofia, o técnico se compara ao atleta e cita o próprio caso como exemplo.

Quando tinha 35 anos, o então lateral-direito retornava ao Brasil após passagens pelo futebol alemão e japonês. No auge de sua experiência, jogou pelo São Paulo e logo depois chegou ao Vasco, onde teve maior destaque: foi campeão brasileiro e da Copa Mercosul, ambos no ano 2000. Encerrou a carreira na temporada seguinte no Fluminense, aos 37 anos - curiosamente, mesma idade que terá Rodrigo quando acabar seu contrato recém-renovado com o Cruz-Maltino.

- Parece um jovem, temos que fazer um trabalho especial para ele. Eu me sentia assim com 35 anos e me cuidava muito, ao mesmo tempo não fazia todos os treinos. Foi um período que não me machuquei e me cuidava muito bem, sabia os momentos certos de treinar. Ele é nosso capitão, tem contribuído muito para o equilíbrio dentro da equipe - explicou o treinador, em entrevista coletiva após o treino de sexta-feira, em São Januário.

Todo cuidado é pouco e vem apresentando resultados. A última lesão de Rodrigo, por exemplo, foi no início de abril, quando sofreu um estiramento na coxa. De lá para cá, o zagueiro não frequentou mais o departamento médico do clube e só ficou fora de três partidas até aqui do Campeonato Brasileiro por conta de suspensão. Além disso, ele já marcou cinco gols na temporada, sendo dois pelo Carioca, dois pela Série A e um pela Copa do Brasil.

Neste domingo, Rodrigo deve formar a dupla de zaga com Rafael Vaz, já que Luan está suspenso. A provável formação tem Martín Silva, Madson, Rodrigo, Rafael Vaz e Júlio César; Bruno Gallo, Andrezinho, Julio dos Santos e Nenê; Jorge Henrique (Rafael Silva) e Leandrão. O Vasco segue sua arrancada para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e já diminuiu a diferença para o primeiro clube fora do Z-4 de 13 para cinco pontos. Nas próximas rodadas, há dois confrontos diretos: contra Avaí e Chapecoense.



Fonte: GloboEsporte.com