Vasco explica situação médica de Diguinho e Alex Evangelista acredita em retorno próximo

Sábado, 26/09/2015 - 11:06
comentário(s)

O Vasco trabalha para não apenas recolocar Diguinho em campo com a camisa do clube, mas para livrar de vez o volante de uma lesão que o acompanha há algum tempo. Com muitas dores nas costas, o jogador foi diagnosticado pelo Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres) com uma disfunção da articulação sacro-ilíaca: problema incomum no futebol e que afeta a região lombar, quando o músculo reage ao posicionamento ósseo da coluna. Após a publicação do problema pelo GloboEsporte.com na última sexta-feira, o departamento médico cruz-maltino procurou o site para explicar a situação.

Coordenador científico do clube e um dos responsáveis pela recuperação de Diguinho, Alex Evangelista garantiu que o volante é um atleta saudável e capaz de realizar o esporte de alto rendimento. O fisioterapeuta, no entanto, ressaltou que a missão do Caprres é cuidar da saúde do jogador de forma geral. E não apenas recuperá-lo da lesão muscular na coxa direita sofrida diante da Ponte Preta - o que já foi feito.

- O clube preconiza a saúde do jogador e do ser humano. Uma dor lombar, como ele tem, é fácil de se recuperar. Mas ela interfere diretamente na ação muscular dos membros inferiores e, no caso da cervical, até dos superiores. É um nervo que sai da coluna e conecta no músculo. Se você tem uma alteração lombar, o músculo comandado por esse nervo vai sentir um pouco mais. O Caprres tem a função de cuidar da saúde geral, e não apenas recuperar o músculo. Já falei sobre isso em outras entrevistas. Temos que nos preocupar com tudo. É um caso raro? Não posso falar isso porque são especialidades diferentes. A lombar não é um assunto desportivo. É traumato-ortopédico. Por isso se torna incomum no futebol, mas é um atleta saudável - frisou.

Este tipo de desequilíbrio muscular impede o atleta de realizar atividades com intensidade máxima. Diguinho já havia apresentado sintomas parecidos durante sua passagem pelo Fluminense, clube que defendeu entre 2009 e 2014. Até então, não havia sido levantada a hipótese da disfunção. Segundo médicos especialistas no assunto, pacientes podem perder meses ou até mesmo anos de tratamento sem um diagnóstico correto. O procedimento de recuperação inclui muitas sessões de fisioterapia, acupuntura e uso de anti-inflamatório.

Retorno parece próximo

Com apenas cinco jogos com a camisa do Vasco, Diguinho parece estar perto do retorno aos gramados. O volante já iniciou a transição entre a fisioterapia e a preparação física.

- O treino dele na sexta foi lindo. Quem trabalha com saúde evita previsões. Amanhã ele pode sentir dor e vão dizer que sentiu de novo a lesão. Testamos até o limite. Se não evoluir bem, voltamos ao processo anterior. Diguinho é saudável e vai voltar a jogar normalmente. Mas o Caprres assumiu a responsabilidade de olhar a coluna dele, e não apenas a musculatura. Seria simples para mim liberá-lo agora, a lesão na coxa já está curada. Estamos olhando além. Se ele continuar evoluindo como mostrou na sexta, na semana que vem já vai poder voltar a treinar com o grupo. Mas não queremos trabalhar com previsão. Primeiro vem a saúde do atleta.

Diguinho deixou a equipe do Vasco justamente em seu melhor momento no clube, quando havia virado titular de Jorginho. Se já estivesse recuperado, ele seria o substituto natural de Serginho, suspenso do clássico contra o Flamengo, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.



Fonte: GloboEsporte.com