Confira a íntegra da entrevista coletiva de Jorginho após Vasco 2 x 1 Sport

Domingo, 20/09/2015 - 19:33
comentário(s)

O Vasco segue na luta contra a matemática para escapar do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Depois de já ter sido apontado com 99% de risco de queda, o Cruz-Maltino conquistou 10 dos últimos 12 pontos disputados e deixou a lanterna da competição na tarde deste domingo, após a vitória por 2 a 1 sobre o Sport no Maracanã. O time de Jorginho volta a subir na tabela depois de mais de um mês em último lugar, mas o técnico ainda não se diz aliviado, apesar de já ver uma "possibilidade maior de sair" do Z-4. Ele elogiou a maturidade da equipe e os jogadores que pouco vêm sendo aproveitados, citando Rafael Vaz como exemplo.

- Alivio não (pela saída da lanterna), porque a situação ainda é complicada. Queria ressaltar a importância de valorizar os atletas que não estão nem no banco. E estão fazendo a diferença. (Rafael) Vaz estava afastado do grupo, quando cheguei já tinha retornado, hoje joga de zagueiro, de volante, é gratificante. Estou feliz. Até para explicar: jamais tiraria o Rafael (Silva) se ele não tivesse pedido, estava muito cansado. Quem entrou foi bem. A equipe não está se abatendo com as mudanças, com os problemas no meio do caminho, gol em perda de bola nossa... Não é uma questão de alívio, mas de que a gente começa a ver uma possibilidade maior de sair da zona do rebaixamento - resumiu Jorginho.

O Vasco foi a 23 pontos e está a oito do Goiás, primeiro fora do Z-4. O Cruz-Maltino volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para o clássico com o Flamengo no Maracanã. Antes, porém, a equipe visita o São Paulo às 22h desta quarta-feira, no Morumbi, pelo duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Confira a íntegra da entrevista:

Momento

Dois treinadores que aqui estavam fizeram um excelente trabalho. Falar que a equipe mudou completamente não é verdade. Eles acreditam no potencial deles. Quando o jogador está sem confiança, apesar de trabalhar todos os dias, tudo é mais difícil. Isso que estava acontecendo. Agora o jogador tem a confiança de volta. O cruzamento, o passe e o chute saem melhores. Até no momento em que nos perdemos no jogo. Erramos passes e o Sport subiu de produção. Mas o principal de tudo é que eles estão acreditando no potencial. Organizamos o que achávamos melhor. Mas o Doriva fez um trabalho maravilhoso, o Celso pegou a coisa no meio do caminho. Fico feliz por eles estarem entendendo a filosofia de trabalho.

Torcida

A torcida foi fundamental. Nem no momento mais crítico, quando tomamos o gol e a equipe se perdeu taticamente, eles apoiaram o tempo todo. Essa é a torcida do Vasco que eu conheço. Vocês merecem a vitória de hoje e subir um pouco na tabela.

Nervosismo na beira do campo

É difícil para quem jogou ficar fora. Ainda tenho que me acostumar mesmo tendo dez anos como treinador. Fico me mexendo para tirar a adrenalina. Preciso ter mais calma. Não aceito que minha equipe se perca dentro do jogo, não pode acontecer. Quero buscar esse equilíbrio emocional deles.

Andrezinho

Andrezinho fez um papel maravilhoso acompanhando o lateral deles. A gente fica feliz quando treina bem. Fizemos um treino muito bom no sábado. Rafael Vaz já tinha feito gol no treinamento.

Sorte

A sorte ou a felicidade acompanham a competência. Se a pessoa não estão acredita em seu trabalho, não está organizada, não vai ter sorte. Procuramos trazer confiança, padrão de jogo naquilo que a gente acreditava, sabendo que a equipe teve momentos muito bons nesse ano. E eles incorporaram, acreditaram. Você olha no olho deles e vê que os caras estão afim. A pegada é uma só, a concentração é uma só, o que a gente faz para os titulares, estamos fazendo para os reservas.

Rafael Vaz

Às vezes a gente não sabe porque ficou afastado, qual foi o problema. Eu só tenho a elogiar o trabalho do Rafael Vaz. É um atleta com condição excelente, qualidade de passe, bola parada forte. Ele está contribuindo para a equipe sair dessa situação.

Bruno Gallo

Bruno Gallo tem dado consistência para o meio-campo. Mudamos a forma de jogar. O Gallo chega, consegue fazer essa bola girar com mais qualidade.

Maracanã

Hoje até gostaríamos do campo um pouco mais úmido, estava muito seco. O Maracanã tem sido nosso aliado, o torcedor presente e sempre apoiando. Presidente tem percebido isso e trazido os jogos para cá.

Camisa pretanos últimos quatro jogos

Não é por causa de mim. O presidente gosta muito e a camisa preta é a número 1 do Vasco. Acho que é mais função disso. Eu não sou supersticioso. Eu fico com essa camisa branca no Maracanã porque facilita. Na quarta o São Paulo deve jogar de branco e nós de preto outra vez. Eu devo ir de cinza.

Eu escolhi acreditar

Representa tudo para a gente. Foi muito feliz o torcedor. Já usamos em uma preleção quando iniciou a virada. Estamos nos aproximando cada vez mais. Estamos caminhando apesar dos outros resultados. É uma realidade para o grupo. Conseguiu expor nosso sentimento. Nos decidimos acreditar. Vai ser sofrido, mas vamos conseguir.

Mandar todos os jogos no Maracanã

Temos que manter. O principal é que o jogador gosta de jogar no Maracanã. Infelizmente não temos o CT. Se tivéssemos, o gramado de São Januário seria muito bom.

Fonte: GloboEsporte.com