Jorginho completa 1 mês no Vasco e tem 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas

Domingo, 20/09/2015 - 12:36
comentário(s)

São apenas 30 dias de trabalho, completados no último sábado. Tempo em que Jorginho conseguiu devolver ao Vasco algo que andava em falta em São Januário: esperança. A luta contra o rebaixamento segue difícil. No primeiro mês de trabalho, no entanto, o treinador eliminou o Flamengo da Copa do Brasil, chegou às quartas de final da competição e viu a equipe esboçar um início de reação no Campeonato Brasileiro com sete pontos conquistados nos últimos nove disputados. Mas também teve problemas.

Foi sob o comando do treinador que o Vasco sofreu sua pior derrota na história do Brasileirão: 6 a 0 para o Internacional em Porto Alegre. Depois daquela partida, o Cruz-Maltino ainda perdeu para o Atlético-MG no Maracanã antes de começar a série de três partidas sem derrota: vitórias sobre Ponte Preta e Atlético-PR, e empate diante do Cruzeiro. Neste domingo, o adversário será o Sport, novamente no Maracanã.

- Esse é o grande segredo de quem quer vencer: manter sequência e regularidade. Os vencedores sempre se mantém regulares. O que queremos é fazer uma boa partida. Conseguimos três bons jogos. E não falo pelos resultados, mas sim das atuações. Conseguimos reverter os momentos de abatimento que vinham acontecendo após os gols sofridos. Estamos caminhando bem, mas ainda estamos muito longe do nosso objetivo. Trabalhamos porque sabemos que é possível - resumiu Jorginho.

Em nove jogos, Jorginho acumula três vitórias, dois empates e quatro derrotas. O aproveitamento de apenas 40,1% não traduz a evolução recente no Brasileirão ao conquistar sete pontos em nove possíveis anteriormente, somou apenas 13 em 23 rodadas, num total de 69 pontos disputados. Na escalação, as mudanças foram poucas. Mas deram outra cara ao time.

No meio, Guiñazu foi barrado. Entrou Bruno Gallo, que deu mais dinâmica ao time e qualidade na saída de bola. No ataque, Leandrão chegou sob desconfiança para suprir a carência de centroavantes no elenco, mas logo agradou os torcedores. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta em Campinas. A expectativa agora é de que o torcedor volte a comparecer em bom número no estádio. Até sábado, nove mil ingressos já tinham sido vendidos.

- Eles (torcedores) já têm voltado a abraçar o time. Com os resultados positivos, você sai um pouco mais de casa, a coisa melhora, vai no restaurante e vê o vascaíno apoiando, com mais esperança. O torcedor que vai ao estádio está ao nosso lado. É importante eles saberem que têm uma importância enorme. A temperatura do jogo passa pela arquibancada. Não podemos pensar na frente. Hoje penso exclusivamente no Sport. Depois vem a Copa do Brasil. Mas o foco é o Sport. Não fazemos planejamento de pontuação. Já fizemos e não deu certo - frisou.

O décimo jogo de Jorginho no comando do Vasco será neste domingo, diante do Sport, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Com 20 pontos ganhos, o Cruz-Maltino ainda ocupa a lanterna do Brasileirão. Mas pode deixar a última posição em caso de vitória e derrota do Joinville na rodada.

Um mês de Jorginho no Vasco

- Jogos: 9
- Vitórias: 3
- Empates: 2
- Derrotas: 4
- Gols pró: 8
- Gols contra: 15
- Aproveitamento: 40,1%

Fonte: GloboEsporte.com