Handebol Feminino: Samara e Bruna Xavier servem de porta-voz entre técnico e jogadoras durante as partidas

Sábado, 05/09/2015 - 03:22
comentário(s)

A posição de central, também conhecida como armadora, é responsável pela condução do time ao ataque no handebol. A atleta que exerce esta função precisa ser versátil e enxergar o jogo de forma ampla, encontrando as pontas, meias e pivôs em melhores condições para receber o passe. Na equipe do Vasco/FAB, duas atletas têm o dever de ocupar este setor, e organizar o time.

Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Samara tem apenas 23 anos e já acumula convocações para a seleção brasileira desde os 13 anos de idade, quando foi chamada para integrar a primeira seleção infantil brasileira, no ano de 2005. Da primeira convocação até o ano de 2011, a central cruzmaltina foi convocada para todas as categorias de base da seleção, até sofrer uma contusão no ligamento cruzado do joelho, que custou uma recuperação de três anos.

Passado o difícil momento, Samara manteve sua vontade de brilhar no handebol, e ingressou no time vascaíno. No começo do ano, em março, sua primeira convocação para a seleção principal em torneio disputado na Angola. Agora, quase totalmente recuperada, a jogadora planeja o título da Liga Nacional com o Gigante da Colina.

- Atleta nunca fica livre das lesões. Semana passada ainda estava me recuperando de um estiramento na posterior da coxa, e voltei a treinar segunda. Ainda não estou 100%, mas estou fazendo o possível e o impossível para poder ajudar o Vasco da Gama na Liga Nacional. As expectativas para este torneio são as melhores. O nível da competição aumentou, as equipes que vão disputar são muito fortes e, com isto, é certo que não teremos jogos fáceis. Nosso time vem em uma crescente muito boa, e o ponto forte que temos é a defesa e o contra-ataque. A confiança é grande, e, se Deus quiser, retornaremos com a vitória - disse Samara.

A outra central da equipe de São Januário é Bruna Xavier. A atleta de 21 anos mostra concentração nos treinos e jogos, e conversa bastante com a companheira de posição para aperfeiçoar a organização ofensiva do time. Ambas servem de porta-voz para o técnico Ruy Sanches durante a partida para que as jogadas escolhidas pelo treinador sejam realizadas. A postura tática e o olhar observador de Bruna são marcas registradas da atleta.

- Nosso papel é organizar as jogadas, temos uma função em quadra que serve como ponte entre o técnico e as jogadoras. Quando percebemos que há uma desorganização no nosso esquema, precisamos parar, e fazer que nos organizemos novamente. Eu tenho a característica de ser muito observadora, além de ser uma jogadora muito tática. Tenho que analisar a equipe adversária para poder escolher as movimentações corretas. Eu e Samara sempre conversamos durante os jogos para uma ajudar a outra - afirmou Bruna Xavier.



Fonte: Site oficial do vasco