Vasco inicia transição de jovens entre as categorias Infantil e Juvenil

Sexta-feira, 07/08/2015 - 00:38
comentário(s)

O trabalho formação de jogadores do Vasco da Gama é pautado na qualidade técnica. Por conta disso, a idade não é um aspecto levado em conta pelos treinadores da base cruzmaltina no momento do fechamento de uma escalação. Entra em campo sempre o atleta que atravessa um bom momento, independente da faixa etária que ele pertença no período da escolha.

O time sub-20 conta atualmente em seu elenco com Andrey, Evander e Mateus Vital, jovens que ainda possuem idade para atuar no sub-17. A categoria, porém, não é a única que tem dado oportunidade para jogadores mais jovens. Campeão da Taça Guanabara, o juvenil tem atuado nas últimas semanas com garotos que brilharam no sub-15 durante a conquista da mesma competição.

- No Vasco trabalhamos com a ideia de projetar o jogador para cima. Não podemos de maneira nenhuma não promover essa ascensão. Um jogador novo, que já viveu inúmeras experiências, tem uma chance maior de chegar mais preparado ao profissional. O time infantil vem fazendo uma grande campanha no Carioca. Tenho acompanhado de perto, pois o sub-15 faz sempre a preliminar dos nossos jogos. Vejo também os treinos. Seguirei utilizando atletas sempre que possível - afirmou Marcus Alexandre, treinador do sub-17.

Nascidos no ano de 2000, Miranda (zagueiro), Caio Lopes e Lucas Henrique (volantes), João Pedro (meio-campo) e Paulinho (atacante) já fazem parte do grupo cruzmaltino que disputa o Torneio Guilherme Embry, competição organizada pela FFERJ para atletas da geração 99, ou seja, jogadores que estão no primeiro ano de sub-17. Além deles, Lucão (goleiro) e Marcelo (zagueiro), do time 2001, também já foram utilizados.

- É um trabalho que já vem dando resultados. O Paulinho foi utilizado em nossa última partida no Estadual e conseguiu ir bem. O coloquei para jogar devido as ausências do Paulo Vitor e do Hugo Borges, e gostei bastante do que vi. O Miranda e o Caio Lopes estão mostrando trabalho, indo muito no Guilherme Embry. O João Pedro e o Lucas Henrique são opções hoje do time sub-16 não por falta de qualidade, mas por possuírem concorrentes em suas respectivas posições. Estou muito animado com esse processo de transição. Quanto mais cedo ele for feito, mais rápido teremos resultados - acrescentou o comandante do juvenil.

A integração de atletas não se resume apenas as equipes da base. Com o objetivo de ambientar as promessas do clube no time profissional, a comissão técnica liderada pelo treinador Celso Roth vem observando de perto jogadores da categoria sub-20 nas últimas semanas. Alguns atletas chegaram a participar dos treinamentos realizados na Escola de Educação Física do Exército, localizada na Urca.



Fonte: Site oficial do Vasco