Jornalistas debatem espaço maior dado pela imprensa ao Urubu em relação ao Vasco

Sexta-feira, 03/07/2015 - 02:29
comentário(s)

Flamengo e Vasco entraram em campo quarta-feira, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, e ambos venceram por 1 a 0. Enquanto o Rubro-Negro ganhou do Joinville fora de casa, o Cruz-Maltino superou o Avaí em São Januário. O que não coincidiu foi o espaço dado aos jogos pela maioria dos jornais do Rio de Janeiro, como mostrou André Rizek no "Redação SporTV". Ao avaliar o caderno de esportes dos jornais "Extra" e "O Globo", e a capa de "O Dia", o jornalista questionou a prioridade ao Fla e colocou o assunto em debate (assista ao vídeo).

- Flamengo e Vasco jogam no mesmo dia, na mesma situação (brigando contra rebaixamento), têm o mesmo placar, por que a maioria optou por dar mais destaque ao Flamengo? - questionou, provocando o debate no estúdio e também nas redes sociais.

Telespectadores do "Redação SporTV" relacionaram o maior espaço dado pelos jornais ao Fla pelo fato do Rubro-Negro ter a maior torcida do Brasil.

O jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, acredita que a explicação passa por uma transformação vivida pelo Flamengo ainda nos anos 80, quando tinha Zico como principal jogador e passou a atentar para a importância do marketing. Enquanto vê o clube rubro-negro sempre "na moda", o jornalista considera o Vasco mais fechado sob o comando do presidente Eurico Miranda.

- Isso tem origem nos anos 80, quando o futebol começou a ficar cada vez mais midiático e o Flamengo teve o Zico e o Marcio Braga como presidente. O Marcio Braga soube muito bem transformar o Flamengo em um fenômeno de marketing. O Flamengo é o time da moda mesmo quando não está na moda. Ele tem essa empatia, de time do povo. E o Vasco foi um time que se fechou. A governança do Eurico é muito mais antipática. Não estou dizendo se é certo ou errado, o que gera às vezes uma rejeição. Inconscientemente criou-se um pouco essa coisa do Flamengo ser aquela festa e a velha brincadeira clássica do oba-oba. Vence uma e o que acontece? "Rumo a Tóquio" - afirmou.

Ao debater o espaço dedicado aos principais jornais no dia seguinte ao jogo, Rizek também citou o diário esportivo "Lance" que, diferente da maioria, dedicou o mesmo espaço aos rivais em sua capa. "O Globo" e "Extra" usaram o Flamengo como destaque na primeira página de seus cadernos de esportes, enquanto o "O Dia", ao citar os dois jogos na capa principal, optou por usar foto do Fla.



Fonte: Sportv.com