Basquete: Fernando Lima relembra título brasileiro em cima do Urubu, que está completando 15 anos

Quarta-feira, 01/07/2015 - 10:26
comentário(s)

O ano de 2000 foi histórico para o Vasco. O clube cruz-maltino foi campeão brasileiro de futebol, futsal, natação e basquete. Nesta terça-feira, completam-se 15 anos da conquista nacional de uma equipe comandada por Hélio Rubens, que contou com Charles Byrd, Vargas, Rogério, Demétrius, dentre outros craques.

Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2000, o time teve grande campanha: foram 21 vitórias e apenas cinco derrotas na primeira fase. Nos playoffs, eliminou Londrina e o Franca, antes de encarar o Flamengo, que contava com Oscar, na decisão. Após três vitórias em quatro jogos muito disputados, o Cruz-Maltino levou a melhor sobre o rival e levantou o troféu da competição.

À época, o responsável pela montagem da equipe foi Fernando Lima, vice-presidente de basquete e que hoje comanda a pasta de Esportes de Quadra e Salão. Ao Esporte Interativo, o dirigente celebrou os 15 anos do título brasileiro.

“Para nós, foi algo que a gente almejava, que demorou a vir. Outros títulos vieram antes, mas esse foi coroado por ser contra o nosso maior rival em decisões memoráveis no Maracanãzinho”, afirmou.

Fernando Lima explicou as dificuldades passadas antes de implementar uma reformulação no basquete do clube, após uma má campanha do Carioca de 1995. Depois de mudanças promovidas pelo dirigente, a primeira conquista foi o Estadual de 1997, que iniciou uma série de títulos, inclusive internacionais.

“Eu era vice-presidente de basquete do Vasco por muitos anos. Chegou em 1995, nós tivemos no Estadual uma campanha muito ruim, uma colocação que nunca tinha tido, em 4º ou 5º lugar e, naquela oportunidade, o nosso rival estava começando com o patrocínio da Petrobrás e estávamos ficando para trás. Na época, com o presidente Calçada e o Eurico, que também fazia parte da administração como vice-presidente de futebol, eu sugeri que a gente parar um ano e estudar e se reciclar e isso foi feito. Ficamos um ano fora da primeira divisão do basquete. Nessa oportunidade, eu viajei para o exterior, para o Brasil, vi muito basquete. Foi aí que na Espanha encontrei o Charles Byrd, que tinha jogado no Pinheiros anos atrás. Aí com o Alexey, João Batista… eles me ajudaram muito com uma equipe que veio a conquistar o título estadual em 1997, sob o comando do Alberto Bial. Depois, ficamos em 3º lugar no Campeonato Brasileiro”, revelou.

Em 1999 e 2000, o Vasco conseguiu feitos importantes, conquistando duas vezes a Liga Sul-Americana. No entanto, o título brasileiro não ia para São Januário. A conquista nacional escapou das mãos dos jogadores vascaínos em 1999, quando a equipe foi derrotada pelo Franca na decisão.

“Aí começamos a reforçar a equipe. Vieram o Vargas, aí a gente achava que conseguiria o título brasileiro logo ali, mas tivemos uma infelicidade do Rogério ter uma contusão séria e não poder jogar as finais e fomos derrotados por Franca. Mas conseguimos conquistar títulos sul-americanos, algo que a gente nem imaginava, que deixávamos para depois. Primeiro, vieram os títulos internacionais e o Brasileiro não vinha”, que completou:

“Aí foi a coroação no ano seguinte (2000) foi Vasco e Flamengo. Foi um plantel montado que eu acredito que não se consiga mais fazer um elenco daqueles, que deu tão certo. Foi uma coisa fantástica! Foi a primeira equipe da América do Sul a jogar contra um time da NBA. A primeira equipe da América do Sul a eliminar um campeão europeu no McDonald’s Open, que não é mais feito”, contou.



Fonte: Esporte Interativo