Fifa pode impedir transferência de Léo Moura para o Coritiba, já que seria seu 3º time no mesmo ano

Quinta-feira, 25/06/2015 - 08:50
comentário(s)

O Vasco se livrou de boa. Se Leo Moura assinar contrato com o Coritiba, sua transferência não deverá ser autorizada pela Fifa, por uma simples razão: o regulamento da entidade prevê que um jogador pode atuar por apenas dois clubes numa mesma temporada.

O artigo 5 do Regulamento da Fifa de Transferência de Jogadores diz: "Jogadores podem ser registrados num máximo de três clubes durante uma temporada. Durante este período, o jogador só está elegível para jogar partidas oficiais por dois clubes."

A questão é que o calendário dos Estados Unidos não segue o europeu. É, portanto, igual ao do Brasil. O que, na avaliação da Fifa, significa que, em competições nacionais, numa mesma temporada, Leo Moura já vestiu a camisa do Flamengo na Copa do Brasil (ele enfrentou o Brasil de Pelotas no dia 25 de fevereiro), e, em seguida, a do Fort Lauderdale Strikers na NASL, considerada a segunda divisão americana.

Ou seja: no Brasil, Leo somente poderia jogar no Flamengo.

— O sistema eletrônico da Fifa acusará que o Coritiba é seu terceiro clube. É tudo eletrônico. O sistema da Fifa lê todas as temporadas e não vai gerar o TMS (Transfer Matching System). E a CBF não fará o registro — alertou ao blog uma fonte que é especialista no assunto.

— Pela letra fria da lei, não pode. A Fifa é clara em relação a isso — concordou o advogado de um grande clube do País, também consultado.

Leo Moura já está sem clima no Strikers. Do Chile, onde acompanha a Copa América, Ronaldo Fenômeno, um dos sócios do time americano, admitiu estar também decepcionado com o camisa 10 do seu time.

— Se um jogador não está comprometido com o projeto, ele tem todo o direito de querer sair. O Leo Moura nunca demonstrou insatisfação ou me procurou para falar sobre o assunto — afirmou, desapontado.

O jogador já fez exames médicos no Coritiba. Só falta assinar o contrato.

Que trapalhada, Leo...




Fonte: Blog Extracampo - Extra Online