Com Martín Silva no banco, Uruguai enfrenta o Chile nesta 4ª às 20h30 pelas quartas de final da Copa América

Quarta-feira, 24/06/2015 - 11:01
comentário(s)

As quartas de final da Copa América serão abertas em grande estilo nesta quarta-feira, às 20h30(de Brasília), quando Chile e Uruguai se enfrentam no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Os chilenos terminaram o Grupo A na primeira posição, com sete pontos, estão invictos e embalados pela goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia. Porém, os anfitriões têm em mente que o primeiro grande desafio vem agora. Já os uruguaios fizeram campanha bem irregular, ficando com quatro pontos no Grupo B e só estão nas quartas de final porque avançaram como um dos melhores terceiros colocados.

Jorge Sampaoli, técnico do Chile, é um dos que compartilham a tese de que o pior na Copa América ainda está por vir. Na visão dele a campanha irregular do Uruguai quer dizer muito pouco a partir de agora.

"Todos nós conhecemos o time do Uruguai, que costuma crescer muito na hora do mata-mata. A velha garra uruguaia entra em campo e os adversários passam a ter o dobro de dificuldades. Sinceramente o que o Uruguai fez até aqui quer dizer muito pouco. Me preocupa encontrar uma boa maneira de neutralizar o que ele pode fazer até aqui. Estamos convictos de que o Chile pode chegar muito longe nesta Copa América, mas não vamos ter facilidade em nenhum momento", disse Sampaoli.

Já Óscar Tabárez, técnico do Uruguai, adotou a tática de colocar o favoritismo nas costas do Chile.

"Me parece claro que o Chile foi a equipe mais regular da primeira fase e a que conseguiu jogar o melhor futebol. Portanto, é justo que carregue todo o favoritismo neste duelo contra o Uruguai, que está progredindo na competição. A luta agora é para mostrarmos que podemos render muito mais do que fizemos até aqui e a oportunidade é o duelo contra um poderoso anfitrião", disse Tabárez.

As duas equipes deverão apresentar mudanças, apesar de os dois treinadores esconderem as escalações. No Chile, o atacante Jean Beausejour, que jogou improvisado na lateral esquerda contra a Bolívia, perde a vaga para que a marcação seja reforçada. Assim, Francisco Silva entra na zaga e Gonzalo Jara, que vinha compondo o setor com Gary Mendel, atuará na lateral, reforçando a marcação, uma vez que as jogadas aéreas são a principal preocupação dos chilenos.

Pelo lado do Uruguai, Tabárez também reforça a marcação, só que mudando o esquema. O sistema com três atacantes utilizado no empate por 1 a 1 com o Paraguai foi abolido e Abel Henández deixa o time para a entrada de Diego Godín, que fará a Celeste adotar o 3-5-2.

Um problema de última hora, por outro lado, pode mudar os planos do treinador. O pai do atacante Edinson Cavani se envolveu em um acidente automobilístico que causou a morte de um motociclista, no Uruguai. O jogador foi deixado à vontade para se juntar à família, e virou dúvida para o confronto. Caso Cavani não entre em campo, Abel Henández deve ser mantido.

Pelo regulamento, se a partida terminar empatada no tempo regulamentar a decisão passará diretamente para a cobrança de pênaltis. Uma prorrogação de trinta minutos só será usada, se necessário, na grande decisão.

FICHA TÉCNICA

CHILE X URUGUAI

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)

Data: 24 de junho de 2015 (Quarta-feira)

Horário: 20h30(de Brasília)

Árbitro: Não divulgado pela organização

CHILE: Claudio Bravo, Mauricio Isla, Garry Medel, Francisco Silva e Gonzalo Jara; Charles Aránguiz, Marcelo Díaz, Arturo Vidal e Jorge Valdivia; Alexis Sánchez e Eduardo Vargas

Técnico: Jorge Sampaoli

URUGUAI: Fernando Muslera, Sebastián Coates, José María Giménez e Diego Godín; Maximiliano Pereira, Arévalo Ríos, Álvaro González, Carlos Sánchez e Cristian Rodríguez; Diego Rolan e Edinson Cavani (Abel Henández)

Técnico: Óscar Tabárez



Fonte: Terra