Com Martín Silva no banco, Uruguai empata com o Paraguai e segue na Copa América

Sábado, 20/06/2015 - 19:09
comentário(s)

Ainda que tenha sido útil, o Uruguai deixou muito a desejar no empate em 1 a 1 com o Paraguai, na última rodada do grupo B da Copa América. A Celeste abusou da bola aérea, mas não conseguiu aproveitar as falhas defensivas da seleção adversária neste sábado. Em duas jogadas de escanteios, José Giménez abriu o placar e Lucas Barrios empatou para os paraguaios ainda no primeiro tempo.

A igualdade garante o Uruguai na próxima fase da Copa América como um dos melhores terceiros colocados. Com quatro pontos, assegura pelo menos uma campanha melhor que o Equador – o terceiro do grupo A –, e isto basta para estar nas quartas de final. O adversário da Celeste na próxima fase será o anfitrião Chile ou líder do próprio grupo B.

O Paraguai pode ser este rival caso a Argentina perca da Jamaica ainda neste sábado. Senão, espera a definição dos últimos classificados aguardando para saber quem será o líder do grupo C. Os Guaranís terminaram a primeira fase com cinco pontos.

O jogo – Em confronto típico de Copa América, ambas as seleções se preocupavam primeiro em marcar forte em detrimento do jogo ofensivo. Tanto que o primeiro lance interessante da partida foi uma entrada dura de Abel Hernández em Paulo da Silva que rendeu cartão amarelo ao uruguaio logo aos três minutos.

O paraguaio Ortigoza recebeu a advertência dele aos sete, pouco antes da primeira oportunidade criada por sua seleção. Valdéz teve grande oportunidade em escanteio, mas cabeceou da pequena área para fora. Do outro lado o escanteio foi melhor aproveitado pela Celeste: José Giménez subiu entre os zagueiros rivais e testou firme para abrir o placar.

A vitória parcial garantia classificação do Uruguai às quartas de final, mas não diminuiu o ritmo do atual campeão da Copa América. Seguindo perigoso na bola aérea, ameaçou em cabeceio de Coates que obrigou Villar a fazer grande defesa aos 36.

A esta altura só dava Celeste, que dominava o duelo e era pouco incomodada no contra-ataque. Mas a máxima do ‘quem não faz, toma’ se fez presente quando Lucas Barrios aproveitou vacilo da zaga rival para empatar o jogo após escanteio.

A exemplo do primeiro tempo, o Uruguai seguiu tendo superioridade que não se traduzia em gols após o intervalo. Cavani apareceu em cruzamento da esquerda, mas mandou para fora aos oito minutos. Depois foi a vez de Stuani desperdiçar chance pelo alto, mas foi mesmo de Cavani a chance mais clara, aos 22. O atacante teve a bola limpa na segunda trave, mas não acertou o voleio como queria e viu Villar fazer a defesa.

Daí em diante a partida caiu em intensidade, mas ainda deu tempo para Stuani perder gol incrível após boa jogada de Cristian Rodríguez. O Paraguai respondeu assustando com Valdez em chute da entrada da área que, não fosse Muslera, sentenciaria virada.

Fonte: Gazeta Esportiva