Com Martín Silva no banco, Uruguai perde para a Argentina pela Copa América: 1 a 0

Terça-feira, 16/06/2015 - 22:39
comentário(s)

Mesmo sem uma grande atuação, a Argentina onquistou nesta terça-feira sua primeira vitória nesta edição da Copa América. Em jogo tenso, no estádio La Portada, a seleção dirigida por Gerardo Tata Martino derrotou o Uruguai por 1 a 0.

O gol do triunfo na cidade de La Serena foi marcado por Aguero, mas os argentinos ainda levaram sustos no fim da partida. Mesmo assim, a equipe de Lionel Messi aproveitou sua superioridade na maior parte do tempo para chegar aos quatro pontos, mesmo número do Paraguai, no grupo B. Já a equipe celeste aparece com três.

O clássico desta terça, apitado pelo brasileiro Sandro Meira Ricci, teve o argentino Tata Martino expulso ainda no primeiro tempo. Porém, mesmo com as discussões dos atletas no segundo tempo, as duas equipes chegaram ao apito final sem cartões vermelhos.

O fim da primeira fase para o grupo B será realizado no sábado, quando o Uruguai pega o Paraguai, enquanto a Argentina enfrentará a lanterna Jamaica.

O jogo - A Argentina começou a partida pressionando o Uruguai, que pouco passava do meio-campo no início do clássico. A primeira tentativa do time de Tata Martino foi em jogada pela direita com Aguero, que recebeu na área, girou e chutou, mas a bola desviou na marcação e se perdeu pela linha de fundo. Pouco depois, novamente pela direita, nas costas do ex-são-paulino Álvaro Pereira, Di Maria recebeu em liberdade e desperdiçou a chance ao mandar fraco, nas mãos do goleiro.

Com Messi bem marcado, Di Maria fez nova investida, desta vez pela esquerda, mas o arremate passou ao lado do gol. Ao perceber a dificuldade de sua equipe para levar perigo real, Messi arrancou pela direita, deixou um marcador para trás e foi parado com infração. Na cobrança da falta, o próprio jogador do Barcelona chutou por baixo e facilitou para a defesa.

A primeira chance do Uruguai saiu aos 22 minutos, quando Godin aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para fora. Na resposta, aos 24, a Argentina quase abriu o placar. Messi dominou a bola pela direita e levantou na trave oposta, onde apareceu Aguero para cabecear para baixo, exigindo grande defesa de Muslera. Do outro lado, Maxi Pereira cruzou para Rolan, que desviou de cabeça para fora.

No meio da etapa, o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci excluiu da partida o técnico argentino Gerardo Tata Martino. Nos minutos que antecederam o intervalo, a equipe celeste se fechou ainda mais e impediu novos avanços de perigo do adversário.

No início do segundo tempo, o Uruguai tentou mostrar uma postura diferente, avançando com chutes de Maxi Pereira, que foi defendido pelo goleiro, e de Cavani, para fora. Porém, logo na sequência, a partida voltou ao estágio inicial, com a Argentina atacando com dificuldade, enquanto a celeste esperava oportunidades para contra-atacar.

A insistência dos argentinos acabou sendo recompensada. Aos 11 minutos, Pastore dominou na meia-direita, livrou-se da marcação e tocou no fundo para Zabaleta, que cruzou na primeira trave, onde apareceu Aguero para mandar de cabeça para a rede. O atacante ainda reclamou de dores no ombro esquerdo pela queda que teve para cabecear, mas conseguiu seguir em campo.

Com a desvantagem no placar, a equipe dirigida por Óscar Tabárez foi obrigada a sair mais para o jogo, dando espaço para os contra-ataques. Desta forma, Aguero recebeu em velocidade pelo meio, mas, mesmo diante de dois marcadores, preferiu chutar fraco, ignorando pedido de Di Maria livre pela esquerda.

No decorrer da etapa, a partida ficou mais tensa. A primeira confusão saiu no momento em que Garay e Muslera se estranharam, gerando uma chegada mais ríspida de Rojo. Os jogadores dos dois lados entraram na área para a discussão, até que Sandro Meira Ricci conseguisse apaziguar.

Poucos minutos depois, Messi e Arévalo se encararam, o que resultou em nova confusão. Aos 34, o Uruguai teve uma grande oportunidade. Maxi Pereira chutou forte da direita, e Romero falhou ao dar rebote dentro da área. No entanto, Rolan não aproveitou a meta aberta e chutou por cima. Os uruguaios pressionaram ainda mais no fim, inclusive em grande defesa de Romero em chute de Abel Hernández, mas a Argentina conseguiu segurar o triunfo.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA 1 X 0 URUGUAI

Local: Estádio La Portada, em La Serena (Chile)
Data: 16 de junho de 2015, terça-feira
Horário: 20h30(de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Assistentes: Emerson de Carvalho e Fábio Pereira (ambos do Brasil)

Cartões amarelos: Mascherano, Rojo, Romero (Argentina). Lodeiro e Álvaro Pereira (Uruguai)

Gol:ARGENTINA: Aguero, aos 11 minutos do segundo tempo

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Otamendi e Rojo; Biglia, Mascherano e Pastore (Banega); Di María (Roberto Pereyra), Messi e Aguero (Tevez)
Técnico: Gerardo Martino

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, José Giménez, Godín e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Álvaro González, Rolan e Lodeiro (Abel Hernández); Cristian Rodríguez (Carlos Sánchez) e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez




Fonte: Gazeta Esportiva (texto), Twitter Selección Uruguaya (foto)