Pela 2ª vez na história, Vasco e Urubu duelam com os dois times na zona de rebaixamento

Terça-feira, 23/06/2015 - 16:10
comentário(s)

Nunca na história do Campeonato Brasileiro o "Clássico dos Milhões" foi disputado com os dois rivais em situação tão ruim na tabela. O duelo do próximo domingo, em Cuiabá, será o primeiro desde a criação da competição, em 1971, em que Vasco e Flamengo se enfrentam com os dois times dentro da zona do rebaixamento.

Após oito rodadas disputadas este ano, o Cruz-Maltino ainda não venceu, vem de cinco derrotas consecutivas e está na 20ª e última colocação, com apenas três pontos. Depois de perder para o Sport por 3 a 1 no último sábado, em Recife, o técnico Doriva deixou o comando da equipe.

Já o Rubro-Negro voltou para o Z-4 após ser derrotado pelo Atlético-MG, por 2 a 0, dentro do Maracanã, também no sábado. O Fla está na 17ª posição, com sete pontos.

Flamengo e Vasco já se enfrentaram algumas outras vezes em situações ruins, mas em todas elas pelo menos um dos dois times estava fora da zona da degola. Em 2013, por exemplo, quando entraram em campo pela sétima rodada, os rubro-negros estavam dentro do Z-4, na 18ª colocação, enquanto os cruz-maltinos estavam em 14º lugar. O Fla acabou vencendo por 1 a 0, em Brasília, com gol de Paulinho, depois subiu na tabela, e no final do ano quem caiu para a Série B foi o Vasco.

Em 2002 as duas equipes também estavam muito mal na tabela quando duelaram pela 20ª rodada. Naquela ocasião, quem estava dentro da zona de rebaixamento era o Vasco, na 23ª posição, enquanto o Flamengo era o 19º, em um Brasileirão disputado por 26 clubes. Os vascaínos ganharam este jogo por 2 a 1, com dois gols de Ramon, Iranildo descontou. No fim, nenhum dos dois rivais caiu para a Segunda Divisão, mas também não conseguiram a classificação para as oitavas de final.

Por outro lado, o "Clássico dos Milhões" já foi disputado com os dois times em momentos muito mais animadores para as torcidas. Mais recentemente, em 2011, houve empate por 1 a 1, com gols de Diego Souza e Renato, pela 38ª e última rodada, quando o Vasco estava na vice-liderança, brigando pelo título com o Corinthians, e o Flamengo era o quarto colocado, lutando por uma vaga na Libertadores.

Independentemente do resultado do próximo domingo, o Vasco, que já foi rebaixado em 1998 e 2013, vai seguir dentro do Z-4 por pelo menos mais uma rodada. Já o Flamengo, que nunca caiu para a Segundona, tem a chance de deixar as quatro última posições do Brasileiro se ganhar o duelo na Arena Pantanal.

Fonte: ESPN.com.br

Nota da NETVASCO: Em 2005, Vasco e Flamengo se enfrentaram na zona do rebaixamento. Portanto, está será a 2ª vez.