Basquete Base: Vascaínos e rivais defendem a mesma equipe nos Jogos Estudantis

Domingo, 14/06/2015 - 10:15
comentário(s)

A rivalidade que cerca os clubes do Rio de Janeiro, seja no futebol, nas regatas ou até mesmo em jogos de cartas é deixada de lado quando entra em quadra a equipe de basquete do Santa Mônica Centro Educacional para atuar nos Jogos Estudantis. Dos cinco atletas do time, que disputa a Categoria A (de 12 a 14 anos), dois atuam pelo Vasco, dois pelo Flamengo e um pelo Fluminense. E é assim que a equipe do colégio inicia a caminhada na competição estudantil.

Os atletas são comandados por Agostinho Ferreira, responsável por garimpar os talentos e dar uma oportunidade para os garotos em um instituição escolar de ponta e capaz de desenvolvê-los, tanto no âmbito desportivo quanto profissional e pessoal. E a rivalidade entre eles só conta quando são adversários por seus clubes em competições nas categorias de base. Pelo Santa Mônica Centro Educacional, a amizade e a parceria fica acima de rixas.

— Não tem rivalidade. É mais dentro de quadra, quando joga contra. Aqui, estamos juntos sempre. Um ajuda ao outro. E mesmo quando nos enfrentamos, continuamos amigos e até conversamos na quadra — conta Igor Gabriel, de 14 anos, e atleta do Flamengo.

O fato narrado por Igor é ratificado pela amizade que tem com Thiago Lucas, também de 14 anos. Os dois andam lado a lado desde os seis anos. Só que Thiago, hoje, defende as cores do Vasco.

— Igor é o meu melhor amigo. Já me acostumei a jogar contra o Flamengo. Quero sempre ganhar dele (risos). Mas, aqui, em uma competição tão grande quanto os Jogos Estudantis, somos parceiros. Queremos ganhar a competição e representar o Rio de Janeiro. Sempre lado a lado — confessa.

E administrar essa “rivalidade” é uma tarefa das mais simples para Agostinho. O veterano treinador conta que as brincadeiras ajudam a entrosar ainda mais a equipe na briga pelo título.

— Eles se gostam muito. Todos. Temos ainda vários atletas do Tijuca Tênis Clube, que também têm rivalidade forte com os outros clubes do Rio no basquete. O clima é de harmonia. É divertido ver essa brincadeira sadia todos os dias — revela.

Só o esporte para unir rivalidade e amizade em um só lugar. E assim caminha a edição dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro 2015



Fonte: Extra Online