Estadual 2016 deverá ter fórmula diferente, mas sem seletiva

Quinta-feira, 11/06/2015 - 18:28
comentário(s)

O regulamento do Campeonato Carioca de 2016 ainda nem foi oficializado, mas já pode sofrer mudanças. Depois de anunciar que a competição teria uma Seletiva em outubro com o objetivo de diminuir a quantidade de clubes do Estadual, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) mudou de ideia. É consenso entre entidade e clubes da Série A que a competição permanecerá com 16 clubes e a medida deve ser anunciada nos próximos dias. A informação já tinha sido antecipada pelo FutRio.net em maio, e desta vez foi confirmada pelo diretor de competições, Marcelo Vianna. O dirigente concedeu entrevista exclusiva ao site nesta quarta-feira (10).

Chamada de fase preliminar pela Federação, a Seletiva teria quatro equipes da Série A - Bonsucesso, Boavista, Cabofriense e Tigres do Brasil - e duas da B (vice-campeão e terceiro colocado). Porém, o denominado "Grupo de Trabalho", uma espécie de liga criada pelo presidente Rubens Lopes com mandatários de sete clubes do Carioca (entre eles os já citados Boavista e Cabofriense, além de Botafogo, Vasco, Flamengo, Fluminense e Madureira), decidiu na primeira reunião criar uma alternativa e propor um novo formato de competição. Entre elas, a manutenção das 16 equipes na divisão principal e a divisão em duas chaves.

- Nossa linha de trabalho é manter o Carioca com 16 clubes, dentro de uma nova roupagem, um novo cenário. Queremos diminuir os jogos entre grandes e pequenos, aumentar os clássicos e estabelecer 17 datas como total. Os clubes do Grupo de Trabalho saíram da última reunião com a missão de procurar uma fórmula dentro desta síntese que eu citei. Se a gente conseguir chegar a um formato e isso realmente for implementado, não haverá a fase preliminar. A gente espera tomar essa decisão nos próximos dias - disse Marcelo Vianna, que foi escolhido pelo presidente Rubens Lopes para liderar este processo como coordenador.

Pela Resolução da Presidência, convocada por Rubens Lopes para decidir o assunto, o Grupo de Trabalho tem até o dia 31 de julho para definir o formato do Campeonato Estadual. No entanto, o objetivo é decidir o mais rápido possível. Afinal, esta fase preliminar, que visaria a diminuição para 12 equipes num prazo de dois anos, abriria uma vaga a mais de acesso na Série B. Para não tirar o prestígio da competição, os clubes decidiram, em arbitral, que o campeão teria acesso direto para a fase principal - e abriria mais uma vaga na Seletiva para o terceiro colocado, junto com o vice. Se ela for cancelada, apenas dois clubes conquistarão o acesso.

- A gente quer aprovar o mais rápido possível. Queremos dar certeza aos clubes envolvidos da Série B de quantos vão subir pelo menos antes do Triangular Final. Ficarão três times disputando uma competição e obviamente eles precisam saber o número de clubes promovidos. Até lá, já teremos o novo formato. Mas, pelos encontros, eu vejo que vamos disputar o Carioca com 16 clubes e dentro do que eu falei, com um campeonato mais atrativo, com menos jogos e aumentando os clássicos - projetou Vianna, que deixou claro que, na situação atual, os clubes da Série B devem se concentrar em duas vagas e não esperar um terceiro acesso.

- O cenário hoje é esse. Os dois primeiros colocados sobem, com certeza. O terceiro vejo uma dificuldade maior, na verdade uma chance muito remota. Se realmente for implementado o que estamos pensando, apenas dois clubes ascenderão para a Primeira Divisão. O regulamento da B já foi elaborado pensando em um novo formato de campeonato da Série A. Ele diz que dois clubes possuem o acesso garantido, mas abre a chance de mais um clube - concluiu o diretor.

Para realizar as mudanças, a Federação está, realmente, respaldada no regulamento da Segundona (veja abaixo). Enquanto não sai a definição, a Série B segue rolando, e a última rodada da Taça Corcovado acontece toda neste sábado. A entrevista exclusiva completa de Marcelo Vianna ao FutRio.net vai ao ar nesta quinta-feira (11), falando sobre diversos outros assuntos, como briga política no Carioca, estádios dos pequenos recebendo jogos dos grandes, portões fechados, regulamentos, desistências, Flamengo e muito mais.

O que diz o regulamento:

Art. 16º - Para o campeonato da Série A de 2016, estarão classificadas a campeã e a vice-campeã do campeonato de 2015 da Série B;

§ 1º - Em caráter excepcional, mais de duas associações poderão ascender ao campeonato da Série A de 2016, em função do número de vagas estabelecido no REC da Série A;

§ 2º - A participação das associações que ascenderem ao campeonato da série A será na forma determinada no REC da Série A, sendo assegurada à campeã da Série B a participação na fase principal do campeonato da Série A.

Art. 17º – Ao final do campeonato as associações classificadas, respectivamente, em 1º e 2º lugar, poderão ter acesso à Série A, desde que cumpram cada uma delas, integralmente, as exigências estabelecidas no presente regulamento.




Fonte: FutRio