Futebol Americano: Treinador Gabriel Mendes fala sobre a preparação do Vasco Patriotas para o Torneio Touchdown

Quarta-feira, 10/06/2015 - 11:23
comentário(s)

No último domingo (24), a equipe do Vascalindas esteve presente no centro de treinamento da equipe de futebol americano masculino do Vasco. Atual campeão nacional, o Vasco da Gama Patriotas conta com uma estrutura única, que, no Brasil, apenas a equipe cruz-maltina tem. São equipamentos americanos que surgiram graças à uma parceria com a American Football Center, empresa voltada para a preparação de atletas de alto rendimento.

Confira agora a entrevista que o treinador Gabriel Mendes deu para o Vascalindas e conheça um pouco mais sobre essa equipe que faz tudo por amor ao Gigante da Colina:

Vocês são os atuais campeões e conseguiram o título sem ter essa estrutura americana que vocês têm agora. Além de serem os únicos no país a terem essa estrutura, o que mais alimenta a chance do bicampeonato?

“Quando a gente conquistou o título ano passado, nós tínhamos dois caminhos que poderíamos ter seguido: poderíamos ter nos acomodado com o título ou a gente podia reconhecer os nossos erros e tentar melhorar. Então a gente melhorou em todos os pontos de vista. Melhoramos no ponto de vista da estrutura e esse ano, a gente está tendo esse centro de treinamento na Portuguesa que é uma coisa nova. Temos uma sala, onde guardamos os nossos equipamentos, que são equipamentos americanos importantes para o desenvolvimento dos atletas. Não é luxo. São equipamentos realmente importantes para que o atleta consiga executar o treinamento de forma correta. Além disso, fizemos um planejamento de treinos bem melhor do que o ano passado. Eu estive na Seleção Brasileira, agora eu faço parte dela, então eu posso acompanhar de perto o que tem de melhor no Brasil e estou trazendo isso para o Vasco. Fora isso, nós fomos buscar no mercado também, principalmente no Flamengo, contratações que eram importantes para a equipe e assim, conseguimos reforçar as posições carentes do elenco. Também conseguimos renovar com os dois americanos, que são fundamentais para a equipe. Então, nós não nos acomodamos. Estamos buscando melhorar e diante disso, eu tenho a convicção de que o time virá ainda mais forte em busca do campeonato.”

Entre as equipes com mais de dois anos de competição, vocês são a equipe com melhor aproveitamento. São 869 pontos feitos e 269 sofridos em cinco temporadas. Como vocês se sentem sabendo que cresceram tão rápido e que estão se tornando uma forte referência?

“Isso pra gente é motivo de muita alegria, a gente se sente muito feliz em realmente estar se tornando referência e eu falo isso não é da boca pra fora, porque a gente tem sido procurado por times que estão começando. Por exemplo, tem um time que surgiu agora em Santa Catarina e eu nunca tinha ouvido falar nesse time, eles iam fazer o primeiro jogo deles e o técnico me mandou uma mensagem pelo facebook pedindo para que eu mandasse uma mensagem de incentivo, falou que o Vasco Patriotas é uma referência e a gente fica muito alegre com isso. É um esporte novo e nós já estamos sendo vistos como referência, um exemplo no qual os outros times se espelham para poder evoluir e isso mostra que estamos no caminho certo. Mas isso tudo não serve para nós ficarmos esnobes. Apesar de sermos o atual campeão, nós temos a humildade e sabemos que temos pontos a melhorar.”

O futebol americano ainda é um esporte diferente no Brasil. A referência maior é nos EUA. Foi difícil conseguir apoio para esse esporte?

“Foi difícil e é difícil. O Vasco Patriotas, pelo fato de ser o atual campeão e de ter uma visibilidade boa, até conseguiu bons patrocínios, que estão permitindo a gente montar essa estrutura. Mas ainda é um esporte em crescimento, um esporte amador. Os atletas não ganham salário, eu não ganho salário, a comissão técnica não ganha salário, a gente acaba, eventualmente, tirando dinheiro do bolso para os atletas poderem comprar capacete, equipamentos e bancar viagens. Dentro do Vasco Patriotas, tudo nós estamos conseguindo bancar: treinos, viagens, material esportivo. Tudo isso, através de patrocínios, o Vasco Patriotas está conseguindo fornecer. Mas têm times espalhados pelo país, em que os jogadores ainda tiram muito dinheiro do bolso. A gente espera que com o crescimento do esporte, empresas, governos comecem a ver que é um esporte lucrativo e passem a apoiar bem mais.”

A estreia da equipe no Torneio Touchdown está marcada para o dia 27 de junho e será contra o Botafogo. Como vocês vão para o primeiro jogo? Qual vai ser o ritmo, a motivação?

“A gente vai altamente motivado. Eu to muito ansioso por esse jogo, porque esse ano nós estamos fazendo as coisas certas na pré-temporada. Ano passado, nós fomos campeões com coisas erradas e esse ano, nós corrigimos os erros que cometemos. Então, eu quero muito ver esse jogo e eu gostaria muito que esse jogo acontecesse de uma forma boa pra gente. Uma forma boa não é o resultado final, é tudo aquilo que a gente vem treinando dar certo na hora do jogo. Se der a teoria, nós temos que ganhar esse jogo na estréia. Eu não estou trabalhando com outro resultado que não seja a vitória. O nosso elenco é melhor que o do Botafogo, a nossa estrutura é melhor, a nossa comissão técnica é mais bem preparada, nossos jogadores são melhores. Têm jogadores de qualidade lá? Tem. Vai ser um jogo duro e é bom começar com um jogo difícil, porque ganhando na estréia conseguimos pegar confiança para a temporada. Não adianta começarmos com uma equipe que nem sabe o que é futebol americano e nós colocarmos um placar de 50 ou 60 a 0 e nós acharmos que estamos bem, enquanto não estamos.”

Por que a escolha do campo da Portuguesa como centro de treinamento?

“O campo da Portuguesa tem vários fatores que são benéficos e propícios pra gente. O campo é bom e está em ótimo estado. Entre os campos que nós poderíamos usar, nós não conseguiríamos usar São Januário, Maracanã e Engenhão porque são só para jogos de futebol mesmo. Nós já jogamos no campo do São Cristóvão, Campo Grande só que estão bem mais acabados. O estado do gramado da Portuguesa é bom, a estrutura da arquibancada é boa, é um lugar de fácil acesso, tem estacionamento, tem um restaurante, onde nós almoçamos em dia de jogo, o vestiário é relativamente bom, então, dentro das estruturas do futebol americano, a Portuguesa tem uma boa estrutura. E agora, nós estamos treinando aqui. Era um sonho pra gente ter um campo, ter um centro de treinamento. Ano passado, nós fomos campeões treinando em campos horrorosos e esse ano, a nossa estrutura está bem melhor.”

A equipe vascaína irá estrear no Torneio Touchdown, no dia 27 de junho, contra o Botafogo, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, às 14h00 (horário de Brasília).




Fonte: Vascalindas