Jornal espanhol aponta Evander como um dos 'craques do futuro' observados pelo Barcelona

Domingo, 31/05/2015 - 09:24
comentário(s)

Camisa 10 dos juniores, Evander é um destaque da base do Vasco O jornal espanhol "Mundo Deportivo" listou 20 jogadores nascidos em 1998 que o Barcelona acompanha de perto. Entre europeus e sul-americanos, há dois brasileiros: o atacante Leandro, da Ponte Preta, e a promessa vascaína Evander. O camisa 10 dos juniores do Vasco ainda não chegou aos profissionais em São Januário e assinou seu primeiro contrato com o clube em agosto do ano passado. O vínculo com a jovem promessa vai até 2017, mas a intenção da diretoria é estendê-lo até 2019.

Segundo a publicação espanhola, dois observadores do time do trio de ataque sul-americano Messi, Neymar e Suárez estudam as melhores opções para o meio de campo e para a lateral direita - nas futuras vagas de Xavi, Daniel Alves e Pedro. Pep Boada e Urbano Ortega assistiram in loco ao Sul-americano e ao Europeu sub-17, respectivamente, e incluíram o vascaíno entre os "craques do futuro" da geração 1998.

O garoto deu dois passes para gols na vitória do Vasco sobre o Bangu no meio de semana (4 a 3) e ficou de fora da derrota para o Bonsucesso (2 a 1) em São Januário. Na publicação espanhola, ele é descrito como jogador "muito talentoso" que atua tanto como meia-atacante como atacante. No seu primeiro ano de juniores, ainda com 17 anos, Evander já se destacou na Copa São Paulo de juniores - fez quatro gols em quatro jogos - e na seleção sub-17 vencendo o Sul-americano e marcando 26 gols em 2014 - Neymar, pela principal, fez 15 no último ano.

Pai de Evander, Evandro Ferreira é empresário e administra a carreira do filho - e também de outros atletas como por exemplo Vagner Love e Kenedy. Ele sabe que o gigante espanhol vem acompanhando o futebol da promessa vascaína.

- A gente fica muito contente com isso, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito. Soube que estiveram no Sul-americano, essa era a informação que chegou para a gente. Mas nunca houve qualquer contato inicial - afirmou.

Expectativa de subir ainda este ano

Evander e Andrey - outra jovem promessa vascaína - foram campeões sul-americanos com o Brasil em março. Na segunda-feira, os dois viajam com a seleção sub-17 para Itu, no interior de São Paulo. Depois de cinco dias de treino eles vão para a Coreia do Sul, onde disputarão um torneio contra o time da casa, os EUA e a Nigéria.

Apesar da juventude da dupla, o departamento de futebol do Vasco já discute a inclusão definitiva dos garotos no profissional. Andrey e Evander já participaram de alguns treinos ao lado dos jogadores comandados pelo técnico Doriva. Mas ainda não há previsão de que os jovens possam ficar de vez no profissional vascaíno.

Fonte: GloboEsporte.com