Edmundo diz que falta de gols no futebol brasileiro é culpa de quem passa a bola

Sábado, 09/05/2015 - 17:23
comentário(s)

O equilíbrio entre as equipes e a ausência de grandes craques podem ser o prenúncio de uma temporada de gols ainda mais tímida do que foi o Brasileiro de 2014, que teve uma das piores médias dos pontos corridos. Os candidatos a goleadores continuam em atividade, mas não tanto em evidência. Dono de uma das maiores médias no torneio nacional, o ex-atacante Edmundo chama a atenção para os motivos de os artilheiros terem, a cada ano, menos gols do que no campeonato anterior.

— O problema é que a bola chega muito pouco para a finalização. Eu, Washignton, Dimba, tivemos números expressivos, mas isso depende muito do companheiro de ataque, de um bom cruzamento, passe. Esse é o grande problema, não é a finalização, a bola não chega. Temos bons finalizadores — analisou Edmundo, que em 1997, quando o Vasco foi campeão, marcou 29 gols em 28 jogos.

Washington, o Coração Valente, é o maior artilheiro da era dos pontos corridos até hoje, com 34 gols. Dimba vem sem seguida, com 31. No entanto, a melhor média é de Reinaldo pelo Atlético-MG, em 1977. Foram 28 gols em 18 jogos, mais de 1,5 gol por jogo. No atual modelo, seriam 57 gols no ano.

Para esse ano, Edmundo vê bons candidatos. Entre eles Fred, que em 2014 marcou 18 gols e foi o artilheiro. Alecsandro, do Flamengo, e Gilberto, do Vasco, também aparecem na lista do ex-jogador e comentarista. No entanto, o número de gols cai ano a ano. A de Fred é a pior desde que Souza, pelo Goiás, marcou 17 gols em 2006.

— Sou otimista. Acho que Luis Fabiano, Leandro Damião e Ricardo Oliveira também estão na briga. Vamos torcer para que a média volte a aumentar — encerrou Edmundo.

Fonte: Extra Online