FFERJ divulga raio-x da arbitragem e cita erro da assistente no jogo contra o Barra Mansa

Quinta-feira, 26/02/2015 - 11:39
comentário(s)

A Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Coaf-RJ) divulgou um raio-x com erros de juízes até a sexta rodada da competição, e o documento divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) apontou seis falhas em especial. A mais marcante delas aconteceu no empate em 1 a 1 entre Madureira e Flamengo no último domingo, quando o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães validou o gol do zagueiro rubro-negro Bressan. A bola, no entanto, não cruzou completamente a linha.

Os outros cinco erros apontados no documento são de impedimento. Segundo a Coaf, o Botafogo foi prejudicado em duas ocasiões na mesma partida. A arbitragem invalidou dois gols alvinegros no duelo contra o Volta Redonda, e o time de General Severiano acabou sofrendo o empate (2 a 2) nos acréscimos.

Em contrapartida, a arbitragem de Rodrigo Carvalhaes de Miranda no duelo entre Botafogo e Nova Iguaçu não viu impedimento do atacante Bill na partida, assim como não marcou pênalti de Paulo Henrique, que afastou com a mão na sequência, evitando o gol alvinegro. Dois erros num mesmo lance, e a confusão acabou fazendo justiça, já que o eventual empate dos donos da casa seria irregular – no segundo tempo, o time virou e venceu por 2 a 1.

Quem também teve o que chiar foi a torcida do Vasco. No empate em 1 a 1 com o Barra Mansa, semana passada, a bandeirinha Andréa Izaura Maffra anulou gol legal de Marcinho aos 45 minutos, em lance que daria a vitória por 2 a 1 ao Cruz-Maltino. No documento, a Coaf-RJ reconhece o erro da auxiliar.

Além dos três rivais, o Fluminense também é citado no documento – desta vez por conta de um erro a seu favor. O árbitro Philip Bennett se equivocou ao marcar impedimento inexistente no gol de Luis Felipe. Seria o empate do Bangu no começo do segundo tempo – o duelo terminou 2 a 1 para o Tricolor.

Apesar de polêmico, o clássico Fluminense x Vasco, domingo passado, não foi mencionado no raio-x. No Engenhão, o árbitro Luis Antônio Silva dos Santos, o Índio, foi alvo de reclamações por não ter marcado pênalti a favor da time de São Januário, também pela falta de critério na distribuição de cartões, mostrando em lances separados amarelo para o vascaíno Guiñazu, que poderia ter sido expulso, e um rigoroso vermelho para o tricolor Rafinha.

Nas 48 partidas da competição, 169 impedimentos foram marcados. O percentual de aproveitamento dos árbitros foi de 91,67%, enquanto o de acerto dos assistentes ficou em 96,45%.



Fonte: GloboEsporte.com