Clássico pós-Carnaval entre Vasco e Fluminense marcará confronto de clubes que buscam retomar sequência de títulos no RJ

Segunda-feira, 16/02/2015 - 17:33
comentário(s)

Dentro do calendário de eventos da cidade, cheia de atrações no verão, o futebol ficou para depois. Marcado para a sexta rodada, no próximo dia 22, às 18h30m, no Engenhão, o primeiro clássico do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Vasco, é emblemático do atraso do dois times em comparação com a assiduidade com que costumam conquistar a competição. Enquanto o Vasco não é campeão desde 2003, nem o título tricolor de 2012 ameniza a sensação de que a hegemonia do clube das Laranjeiras ficou para trás.

Quando conquistou o tricampeonato estadual em 1985, o Fluminense liderava as estatísticas com 27 títulos, seguido por Flamengo (27), Vasco (15), e Botafogo (14). Com 12 campeonatos nas 30 edições seguintes, o rubro-negro tomou a dianteira com 33, à frente do tricolor, que chegou aos 31 títulos, com as quatro taças levantadas no período em que o Botafogo foi campeão 6 vezes. Mesmo assim, o alvinegro, hoje com 20 títulos, ainda está atrás do Vasco, que parou nas 22 conquistas devido ao jejum que já entra na segunda década.

Independentemente do valor esportivo do título de 2002, em que o Estadual foi disputado com times reservas em meio à disputa da Copa do Mundo, o Fluminense é o legítimo campeão daquele ano que marca a decadência da competição e uma mudança de papel do tricolor, de bicho papão a frequentador bissexto das decisões. Como o Vasco fez o mesmo, cresceu no período uma monocultura que serve para reforçar o empobrecimento geral do futebol do Rio.

Mesmo que Flamengo e Botafogo tenham acirrado a rivalidade, com sucessivas finais na década passada, os rubro-negros não tiveram adversários nas últimas 20 edições em que o clube da Gávea registrou média de um título a cada dois anos, ao ficar com 10 dos vinte títulos disputados. A falta de concorrência doméstica se reflete na dificuldade de conquistar novos mercados.

PANCADAS EM CASA

Quando teve a hegemonia nacional, com cinco títulos do Brasileiro em 13 edições, entre 1980 e 1992, o Flamengo se fortalecia com as pancadas que levava na vizinhança. Derrotado em sete finais, o rubro-negro conquistou apenas três estaduais neste mesmo período. Embora a rivalidade regional seja uma estrada contínua, inciada 1906, cada trecho oferece ameaças e a chance de ultrapassagens, de acordo com o ponto de vista.

Ameaçado hoje pela regularidade do Botafogo, com média de dois títulos por década desde que encerrou jejum de 20 anos em 1989, o Vasco ainda guarda o recorte que aponta para sua arrancada entre 1987 e 1998 quando conquistou seis das 12 edições disputadas para chegar aos 21 títulos na época em que o Fluminense tinha 27, o Flamengo, 24, e o Botafogo, 17. Toda estatística pode ser vista em termos definitivos até que a próxima análise aponte uma nova tendência. A julgar pela dívida que Vasco e Fluminense acumulam com suas próprias tradições, só resta pagá-las com o atraso que marca o primeiro clássico do Estadual.

Títulos Estaduais

Flamengo 33
Fluminense 31
Vasco 22
Botafogo 20

Ranking há três décadas, após tricampeonato tricolor em 1985

Fluminense 27
Flamengo 21
Vasco 15
Botafogo 14

Fonte: O Globo Online