Juniores: Evander e Bruno Cosendey impressionam Doriva

Terça-feira, 03/02/2015 - 07:39
comentário(s)

O Vasco até tenta conter a empolgação com a ascensão fulminante do garoto Evander, porém, o garoto de 16 anos encheu os olhos de Doriva. Ao observar o jovem na estreia do Sub-20, em Macaé, o treinador viu com os próprios olhos o que se fala em São januário: o jogador desponta como a grande revelação dos últimos anos do clube.

Meia-atacante com chute mortal, Evander estreou marcando duas vezes na vitória sobre a Cabofriense por 4 a 0. O técnico Doriva - e integrantes da comissão técnica - assistiu a partida e se mostrou impressionado com o potencial da joia vascaína. Embora a avaliação geral seja de que é cedo para Evander ter chances no profissional, ele vai puxar uma fila de garotos que vai receber tratamento especial no Vasco. Tanto que passará por estágios no elenco principal do clube durante a temporada.

Após o brilho na Copa São Paulo de juniores - na qual o jogador marcou quatro vezes em quatro partidas -, Evander foi submetido, na semana passada, a testes de potência física e mostrou-se com níveis de força semelhante ao de jogadores profissionais. Com aparelhos já usados pelo elenco principal, Evander foi acompanhado dos fisiologistas da base para realizar a série de testes físicos. Entusiasmou a todos no Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo (Caprres). A ideia é levar toda a tecnologia do centro de saúde para as categorias inferiores e fazer avaliações desse tipo com os meninos da base. O objetivo é evitar desequilíbrio muscular da garotada, o que pode influenciar no desempenho dentro de campo.

Doriva também gostou muito do desempenho de Bruno Cosendey. Volante com boa saída de bola, é outro da turma que será acompanhado de perto. Os outros jogadores da seleção sub-17, o volante Andrey e o lateral Alan, além do meia Caio Monteiro, de 17 anos, devem completar essa lista que terá acompanhamento rigoroso do Caprres.

- A expectativa é de que num futuro próximo a base forme 60% do grupo profissional do Vasco. Acredito que para o ano que vem isso já seja possível, ter metade ou 60% de jogadores formados em casa. Para isso, é preciso sedimentar mais a nova estrutura, implementar todas mudanças na base, dar mais excelência a esse novo serviço. Queremos destinar um orçamento maior para esse tipo de trabalho - disse, recentemente, o gerente de futebol do Vasco, Paulo Angioni.

Com Isaías Tinoco acompanhando de perto o trabalho da base, o Vasco quer aumentar ainda mais o número de atletas da base no elenco profissional. Hoje, são mais de 10 que treinam entre os profissionais.

Fonte: GloboEsporte.com