Doriva, que estava na Seleção na Copa do Mundo de 1998, é destaque no site da CBF

Terça-feira, 13/01/2015 - 21:13
comentário(s)

Nascido em 28 de maio de 1972, Doriva, ex-jogador e atualmente técnico do Vasco da Gama, foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira em 1995. À época jogador do XV de Piracicaba, o meia já havia conquistado uma série de títulos pelo São Paulo, quando era comandado pelo técnico Telê Santana. Dentre eles, uma Taça Libertadores e duas Recopas Sul-Americanas.

Curiosamente, sua primeira partida pelo Brasil não foi contra uma seleção. No dia 27 de abril de 1995, a Seleção Brasileira derrotou o Valência, time espanhol, por 4 a 2. Daí em diante, Doriva passou a ser frequentemente lembrado por Zagallo. No mesmo ano, fez parte da campanha vitoriosa na Copa Umbro. Já em 1997, estava no grupo campeão da primeira Copa das Confederações da FIFA.

Doriva ainda fez parte da delegação que disputou a Copa do Mundo de 1998 e que ficou com o vice-campeonato. Depois disso, o paulista de Nhandeara não vestiu mais a amarelinha, mas seguiu uma carreira de sucesso no futebol mundial. Atuou por clubes como o Porto, de Portugal, o Sampdoria, da Itália, o Celta de Vigo, da Espanha, e o Middlesbrough, da Inglaterra.

Em 2008, depois exames médicos no Mirassol, de São Paulo, Doriva decidiu encerrar a carreira após um diagnóstico de problemas cardiológicos. Passou a se dedicar à carreira de técnico, que teve seu ponto alto em 2014, quando conquistou o Campeonato Paulista pelo Ituano.




Fonte: CBF