Desistência de Marquinhos Santos atrasa planejamento da diretoria para 2015

Domingo, 14/12/2014 - 10:39
comentário(s)

A organização da temporada 2015 do Vasco seguia uma ordem lógica, com novas diretrizes que iam sendo definidas de cima para baixo. A primeira delas, explícita no discurso do presidente Eurico Miranda, era a dispensa de diretores executivos e o retorno de antigos gerentes do clube. Desde Paulo Angioni e Isaías Tinoco até antigo contador, Eurico resgatou boa parte da sua antiga diretoria e fez força tarefa com a participação de vice-presidentes diariamente em São Januário. A segunda escolha era pelo treinador que pegaria um time com orçamento mediano e teria trabalho redobrado para "achar" jogadores baratos e preparar uma equipe com aproveitamento de jogadores da base. Mas a desistência de Marquinhos Santos, um dia após o Vasco anunciar sua contratação, não só frustrou, como atrapalhou bastante os planos do clube.

Marquinhos era tão desejado que a diretoria chegou a subir um pouco a proposta e passou dos R$ 100 mil que havia imposto como teto salarial. A repercussão positiva da contratação do jovem treinador era perfeita para o reinício da era Eurico no Vasco. Agora, o presidente, José Luis Moreira e Paulo Angioni analisam qual caminho seguir após a negativa do treinador. Há uma constatação e um dilema ao mesmo tempo. Com a escassez de nomes de treinadores no futebol brasileiro, a diretoria analisa opções de baixo custo, com perfil parecido ao de Marquinhos - treinador jovem em ascensão -, mas já até admite uma antiga solução, com nomes mais "batidos", o que estava longe de ser o desejo original. Gilson Kleina ainda é o nome mais especulado no momento em São Januário. A economia que se pretendia fazer com o treinador, porém, parece mais distante da realidade encontrada pela diretoria.

A previsão do gerente Angioni é que até esta segunda-feira o novo nome finalmente seja anunciado. Até pela preocupação com a remontagem do elenco. Com salários atrasados, sem patrocínio até o momento - a renovação com a Caixa depende da obtenção das certidões, o que envolve renegociação da dívida tributária mais recente - e com urgência de contratar para reposição de tantas peças que deixaram São Januário, o nome do novo treinador é fundamental para discussão de quais esforços serão feitos pela permanências ou eventuais renovações de empréstimos de jogadores no Vasco.

A apresentação do elenco está marcada para 2 de janeiro e já há um clássico marcado para dia 21 do mesmo mês contra o Flamengo, em Manaus. O Vasco depois ainda enfrenta o São Paulo, que tem um dos elencos mais fortes do futebol brasileiro. Com o estilo habitual de provocar o arquirrival, Eurico sabe que a primeira impressão do time no torneio no norte do país será fundamental para iniciar a gestão com mais tranquilidade.

Fonte: GloboEsporte.com