Vasco faz contato para que Matheus Índio retire ação, renegocie dívida e deixe o Santos para voltar ao clube

Sexta-feira, 12/12/2014 - 08:16
comentário(s)

Na busca por reforços para a temporada 2015, o Vasco tenta resgatar uma das esperanças da base que deixaram recentemente São Januário. Em litígio com o clube desde que entrou na Justiça para rescindir o contrato unilateralmente, Matheus Índio pode retornar ao clube, que se movimenta para retirar a ação do jogador e renegociar a dívida com o atleta. Aos 18 anos, Índio, que tem passagens por seleções infantil e juvenil, está no terceiro clube da carreira. Depois de rápida passagem pela Penapolense, no primeiro semestre deste ano, ele se prepara para disputar a Taça São Paulo de Juniores pelo Santos. O time da Vila Belmiro o contratou em junho.

Matheus Índio chegou a São Januário com sete anos para o futebol de salão. Aos nove, com destaque no futsal, foi levado por Álvaro Miranda, filho de Eurico Miranda, para o futebol de campo. E é justamente essa relação que pode minimizar as dificuldades e destravar as barreiras para o retorno de Índio ao Vasco. Ele seria uma das apostas do time que deve privilegiar a base, pelo menos, no início de 2015. Guilherme Costa, meia dos juniores, deve subir de vez para o profissional e ter mais chances no ano que vem.

Índio assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco em 2012. O vínculo se encerraria no meio deste ano. Na ação do jogador contra o Vasco no ano passado, havia uma cobrança de R$ 300 mil, além do não pagamento de tributos trabalhistas. Entre a batalha de liminares e recursos, ainda não há uma definição do caso nos tribunais. Com as correções, o débito do Vasco com o jogador já estaria próximo de R$ 1 milhão, mas há uma tentativa de se diluir essa dívida nos salários a serem negociados por Índio no clube.

O grande entrave para a negociação, porém, é a divisão de direitos econômicos de Índio. O Santos o contratou ao Penapolense e comprou 20% dos direitos econômicos da Elenko Sports, uma empresa de investidores dissidente da DIS, o braço esportivo do grupo Sonda. Os empresários do jogador e o Vasco tentam chegar a um denominador comum para o retorno de Índio a São Januário. Ainda há o Santos na jogada, que não deve liberar facilmente o jovem jogador. A esperança dos vascaínos é que a relação de Álvaro e Eurico facilite os termos da negociação e que Índio retorne ao Vasco.

Índio fazia parte do time campeão sul-americano em 2011, que tinha mais quatro vascaínos: Mosquito, Foguete, Baiano e Danilo. Todos já saíram do Vasco. O técnico naquela ocasião era Marquinhos Santos, novo comandante do clube vascaíno.

Fonte: GloboEsporte.com