Kleber antecipa término do contrato com o Vasco e volta para o Grêmio

Sábado, 06/12/2014 - 13:09
comentário(s)

Prestes a completar o terceiro dos cinco anos que o contrato com o Grêmio prevê, Kleber deve se reapresentar ao clube em oito de janeiro, com a incerteza como tônica de seu futuro. Emprestado ao Vasco no meio da temporada atual, o atacante optou por antecipar o término do vínculo com o clube carioca, previsto para encerrar na metade de 2015, e por retornar ao Rio Grande do Sul no já começo do ano. A diretoria gremista, por sua vez, analisa o mercado e as opções que Felipão terá à disposição e mantém o Gladiador em situação de "cuidado especial". É improvável que o camisa 30 siga na equipe na próxima temporada.

- Acho que o desejo dele é ter outro clube. É um jogador do Grêmio, e o Grêmio cuidará bem do patrimônio. Vamos ter um cuidado específico, não vamos agir de maneira irresponsável - afirma ao GloboEsporte.com Romildo Bolzan, presidente eleito para o biênio 2015/16.

Um primeiro semestre sem muito brilho e o alto salário surgem como os principais empecilhos para a permanência - o plano da diretoria gremista é reduzir a folha salarial de R$ 6,5 milhões para 5 milhões. Soma-se a esses fatores, a rusga do atacante com Luiz Felipe Scolari, ainda nos tempos de Palmeiras.

Ao mesmo tempo, o forte nome de Kleber no mercado nacional e o alto investimento do clube, que bancou R$ 5 milhões na compra de 50% dos direitos econômicos do atleta, levam o Grêmio a adotar a cautela diante de novas propostas de empréstimo. A ideia é repassar o atacante a uma equipe de maior relevância, que sirva de vitrine para uma possível venda. O retorno a outro clube da Série B está descartado. O Gladiador pode servir ainda como moeda de troca dos gremistas por novos reforços.

Trajetória no Grêmio

Contratado em novembro de 2011, Kleber foi apresentado com pompa pelo Grêmio na Arena ainda em obras, em jogada de marketing do clube, tal qual o Gladiador estivesse no Coliseu. A arrancada parecera promissora. O atacante se destacou início do Gauchão, mas teve a arrancada interrompida por uma fratura no tornozelo, em lance com o zagueiro Léo Carioca, do Cruzeiro-RS. O camisa 30 retornou no meio do ano e teve bom desempenho na campanha que levou o Tricolor ao terceiro lugar no Brasileirão, mas as lesões passariam a fazer parte de sua rotina.

Kleber iniciou 2013 como titular, mas perderia espaço com Vanderlei Luxemburgo diante das contratações de Barcos e Vargas. Retomaria a vaga no segundo semestre, com Renato Gaúcho, para ser peça importante da equipe que chegou ao vice-campeonato brasileiro no ano passado. Ainda assim, passou um turno inteiro sem balançar as redes.

Em 2014, o Gladiador teve bom desempenho na pré-temporada, mas patinou no início, pelo Gauchão. Fora novamente alvo de uma lesão, em cinco de fevereiro, contra o Veranópolis, quando deixou a partida com dores no joelho direito. No início de março, foi submetido a uma artroscopia e iniciou um longo processo de recuperação. O atacante disputaria ainda uma partida pelo Brasileirão antes de ser emprestado ao Vasco, para a disputa da Série B, em junho.

Pelo Grêmio, Kleber anotou 23 gols em 105 jogos. No Vasco, balançou as redes seis vezes em 27 partidas. Retorna ao Tricolor com futuro incerto.

Fonte: GloboEsporte.com