Em nota, chapa Vanguarda Vascaína, que retirou candidatura, comenta eleição e deseja 'excelente mandato' a Eurico

Quarta-feira, 12/11/2014 - 19:41
comentário(s)

Vanguarda Vascaína

Vascaínos e Vascaínas,

Conforme nós havíamos antecipado em nossas duas últimas Notas sobre as Eleições do Vasco, já havia um quadro designado, e que face a desmotivação com os nomes apresentados (sem deméritos aos mesmos) que lideravam as supostas 'pesquisas' (todas humilhadas com os resultados das urnas) só com um novo nome e que fosse um nome de consenso, poderia haver uma reversão quadro eleitoral do Vasco, desde que com uma união programática e com os melhores e mais capacitados estando à frente, e não meramente adesistas ou pessoas que se tornassem meras alegorias.

Dissemos (e desde 11/06/2014) que precisávamos nesse Eleição de uma ampliação do Colégio Eleitoral, e a melhor e mais sábia forma de fazê-lo era através de uma anistia (total ou parcial) junto aos sócios adimplentes (são centenas deles, principalmente no pós-2009). Pedimos isso ao atual Presidente da Diretoria Administrativa desde exatos 5 meses antes das eleições sem que nenhuma Legenda ou postulante cerrasse forças conosco, no sentido de convencê-lo dessa necessidade.

Dissemos ontem quando anunciamos a retirada de nossa candidatura, com base em pesquisas internas que encomendamos, que compareceriam ao Clube cerca de 5 mil associados, e assim aconteceu (cerca de 5.500, ou seja, 10% a mais que resolveram participar do pleito).

Dissemos também ontem, com base nessa mesma pesquisa que uma Legenda teria mais de 50% dos votos com esse quadro e nível de comparecimento, e assim aconteceu (50,07% de votos válidos).

Dissemos ainda que a disputa seria pelo segundo lugar, e assim aconteceu.

Dissemos também que a soma das Legendas que ficariam na disputa, somadas, não alcançariam ao primeiro colocado, e assim aconteceu (49,93%).

Dissemos e insistimos que seria alto o grau de abstenção dentre os quase 7 mil aptos a voto (e que compareceram para se recadastrar) e assim aconteceu, ficando em torno de 25% e prevíamos 30% (quase 2 mil pessoas abstendo-se de comparecer para votar).

Quando falamos e relembramos esses fatos, não temos interesse algum em atrair quaisquer méritos para nós (até porque seria inócuo), mas sim, que conhecíamos o atual quadro do colégio eleitoral do Vasco, sabíamos do que falávamos e por isso pedíamos algumas providências.

A Legenda vencedora ontem, qualquer uma pessoa que conheça o Vasco e tenha de verdade feito pesquisas, sabe que a mesma tem cerca de 1 Mil a 1.500 votos pétreos (a maioria de categorias não pagantes) e só seria derrotada nessas Eleições, após reforçar os seus votos com os sócios de 2013, se alguma Legenda adversária tivesse 3 mil votos.

Com todos que conversávamos no chamado OFF, dizíamos que o teto mínimo seria de 2.000 e o máximo de 3.000, com média de 2.500 votos.

E só com esse resgate de inadimplentes tínhamos cadastrados e com compromisso dessa participação (quitando R$ 585,00 de débitos referente aos últimos 12 meses) de algo em torno de 2.200 pessoas. Nem vamos comentar aqui que seriam quase R$ 3 Milhões nos cofres do Vasco.

Dirão alguns: 'Ah, mas só para votar?' Resposta: Em princípio, sim!

E não havia qualquer compromisso de que os votos desses tais fosse conosco ou em nossa Legenda, o nosso objetivo era a ampliação do Colégio Eleitoral.

Caberia aos administradores depois fidelizar e manter essas mensalidades dos mesmos em dia.

Mas e os de 2013 (vinculados as três Legendas que concorreram? Todas tinham o seu quinhão, mas só se falavam de duas delas). Também não foram só para votar? E eram votos que chamamos de 'carimbados'!

Juntar-se-iam muitos dos que optaram a abstenção ontem, que são cerca de 1.500 a 2.000 pessoas (incluindo alguns das categorias não-pagantes) e teríamos cerca de 4.000 pessoas para mudar a História dessas Eleições.

Mas a vaidade e os inflamados egos pessoais falaram mais alto!

E o que registramos aqui agora, algumas pessoas de todas essas Legendas que conhecemos e conversamos sabem e falamos isso bem ANTES do que ocorreu ontem!

Cremos que o ano de 2014 deixa essas Lições!

Por outro lado e conforme dissemos diversas vezes, de nada adianta uma união contra alguém feita de maneira improvisada, aleatória e sem liderança.

Os riscos de uma péssima Gestão são ainda maiores!

Os Associados Vascaínos e Vascaínas provaram nessas Eleições, que querem Planos, Projetos e Propostas CONCRETAS para o Vasco avançar!

Chega de mutirão anti-alguém!

Isso só afunda e divide o Vasco mais ainda depois!

O que tem de ocorrer é uma união a favor do Vasco!

Está de volta ao Poder por enxergar e planejar o processo eleitoral de forma sábia (com a finalidade elegê-lo), o Grande Benemérito Eurico Miranda (atual Presidente do Conselho de Beneméritos, que renunciará ao posto por determinação

Estatutária, assumindo o seu Vice-presidente Silvio Godoi), que será eleito com extrema facilidade à Presidência do Club de Regatas Vasco da Gama na semana que vem (19) com mais de 200 votos, já que contará com os 120 conselheiros que elegeu nessas Eleições que juntar-se-ão aos cerca de 90 que possui dentre os conselheiros natos que pertencem ao Conselho de Beneméritos.

E agora?

Face ao exposto e como Vascaínos e democratas que somos, desejar ao mesmo que tenha um excelente Mandato (2015-2017) e que ao final possa ter o mesmo nível de aceitação e aprovação popular que teve enquanto era Vice-presidente de Futebol (1986-2000), talvez pela saúde e pela idade seja uma das últimas oportunidades em se recolocar nos braços dos Vascaínos, e retornar ao posto de ídolo dos Vascaínos e Vascaínas, como já foi um dia no período supracitado.

Com a nova legislação, já é certo que o mesmo não poderá se candidatar para um novo triênio posteriormente, e cremos nós que isso até ajude o Vasco a evoluir em termos de novas lideranças, porque se findará à época do 'Todos contra alguém', que como já dissemos tem efeitos práticos e teóricos muito mais maléficos do que benéficos!

Torceremos pelo bem do Vasco, para que não repita os mesmos erros do período de 2001-2008!

Conforme já dissemos todos os Planos e Projetos da Vanguarda Vascaína estão à disposição para implementação (de forma direta ou adaptada), sem a necessidade da participação ou de cargos de nenhum de nós que integramos essa Legenda, até porque pretendemos passar esse período (2015-2017) como observadores e planejando que venhamos ainda mais fortes e unidos para o pleito de 2017.

Quando optamos em nos isolar nessas Eleições e não buscar o lugar comum (pedidos de vagas em Conselho, de cargos, etc) é porque já tínhamos em mente que queremos ao nosso lado somente quem coloque o Vasco em 1º lugar, e não quem seja 'anti-isso ou anti-aquilo'. E esse será um pré-requisito de quem vá marchar conosco a partir de agora.

Sabemos que a situação é grave e que quanto mais silêncio e tranquilidade nesse início de novo Mandato melhor. Tal silêncio cremos que serve para quem entra e para quem ficará observando como é o nosso caso.

Comprometemo-nos a não tecer quaisquer manifestações públicas até o fim do primeiro semestre de 2015, justamente por essa citada gravidade, e como sinal de trégua.

Estaremos nos manifestando sempre que necessário no Site da Vanguarda Vascaína e do Só Dá Vasco que serão lançados com grandes novidades e informados em breve à Comunidade Vascaína!

E até quando iniciarmos nossa fase de manifestações públicas serão sempre pontuais e programáticas, e jamais pessoais.

Assim foi inclusive e como já dissemos 'n' vezes, que mesmo sendo oposição (em 2007) fomos decisivos no asfaltamento do caminho do retorno de Edmundo ao Vasco, através do Dr. Luiz Roberto Leven Siano.

Finalizando, ousamos em pleitear somente ao futuro Presidente Eurico Miranda em nome dos Vascaínos e Vascaínas, que pelo menos em comparação à Gestão 2001-2008 haja um melhor tratamento ao Sócio e um Plano de alcance aos Vascaínos de todo o Brasil, com contrapartidas e valorização dos mesmos.

Quadro Social significativo não é para se temer nas Eleições, mas para trabalhar e valorizar os mesmos que o reconhecimento de todos é certo quando os mesmos são chamados ao combate e às armas!

E ratificamos o que dissemos durante toda a campanha, não há hipótese de o Vasco se recuperar e voltar aos grandes momentos de glórias (dentro e fora dos gramados), sem a efetiva participação e contribuição (financeira, principalmente, seja de forma direta ou indireta) dos quase 20 milhões de Vascaínos e Vascaínas pelo Brasil.

E em nome de um futuro brilhante para o Vasco, e em nome dos Vascaínos que representamos e representaremos, é o que pedimos!

Boa sorte!

Atenciosamente,

VANGUARDA VASCAÍNA

Fonte: Facebook Vanguarda Vascaína