Márcio Santos, da chapa Vanguarda Vascaína, responde perguntas feitas por e-mail sobre seus projetos para o Vasco

Terça-feira, 11/11/2014 - 01:38
comentário(s)

Vanguarda Vascaína

Segue mais uma explanação detalhada do nosso candidato Márcio Santos, sobre os principais planos e projetos para o Vasco.

Tal explanação é oriunda de perguntas recebidas através do nosso e-mail (vanguardavascaina@gmail.com). Vamos a elas?

- Fale um pouco sobre a sua vida, experiências e cargos no Vasco e o que o motivou a aceitar esse desafio:

Sou sócio do Vasco desde Março de 1990, quando fui procurado em meu escritório por um representante do Vasco que atuava na comercialização de títulos do Vasco.

Cargos e funções no Clube, embora acompanhe o dia-a-dia de perto desde 2004, participando de forma ativa na criação do já tradicional Projeto de mídia do ‘Só Dá Vasco’ em 2005, só me tornei Conselheiro eleito em 2011. E na administração do Clube iniciei a minha participação direta, a partir do início desse ano de 2014, atuando como Diretor não remunerado de Divulgação e Relações Públicas.

Sou agora candidato pela legenda Vanguarda Vascaína, e optamos em lançar o meu nome após percebermos que não estavam sendo discutidos os reais problemas do Vasco e nem tão pouco soluções palpáveis e concretas que nos coloquem novamente em posição de destaque, em especial, no Futebol e nos cenários nacional e internacional. Além disso, outro fator que motivou nossa candidatura foi o fato de nenhum dos demais postulantes ter ainda empolgado aos sócios Vascaínos e sócias Vascaínas, e a prova disso é o grande número de indecisos ou que não pretendem ir às urnas escolher o novo Presidente do Vasco, por total falta de esperança.

É sempre bom citar, que não tive, não tenho e não pretendo ter qualquer relação negocial ou econômico-financeira com o Vasco.

----------

- Quais o seus principais Planos e Projetos para o Departamento de Futebol Profissional do Vasco:

Inicialmente manter o Rodrigo Caetano como Diretor Executivo de Futebol pelo grande profissional que é. Queremos junto a ele, um Vice-presidente que tenha expertise na área e que possa ao lado de um Diretor de Futebol (Estatutário e não-remunerado) atuarem em conjunto na busca de uma equipe competitiva, especialmente na busca da conquista do Campeonato Carioca de 2015. O atual elenco tem que ser analisado por nós e por todos esses citados acima, e mantidos os que tenham tido o melhor 'custo x benefício' na temporada de 2014. Pretendemos trabalhar com um elenco de no máximo 35 jogadores, dos quais pelo menos 1/3 deles, sejam egressos das Divisões de Base. Vamos cortar os gastos desnecessários com uma folha de pagamento grande e inchada, que tem desperdiçado valiosos recursos. O mesmo vale para a Comissão Técnica, que em uma análise inicial nossa, tem mais integrantes do que são necessários para o bom funcionamento do Clube, e o Treinador dos Juniores será sempre um integrante fixo dessa cita Comissão. Vamos buscar um treinador vencedor e que tenha uma postura mais ofensiva e um craque para a equipe que seja um referencial para a nossa apaixonada torcida, que carece de um ídolo dentro de campo que a represente, e faz muito tempo.

----------

- Quais o seus principais Planos e Projetos para as Categorias de Base do Vasco:

Inicialmente vamos retornar com o cargo de Vice-presidente de Infanto-Juvenil (Estatutário) para comandar as Divisões de Base do Vasco, através de um trabalho que será realizado de forma técnica e científica em conjunto com a equipe de trabalho do Futebol Profissional. Como pretendemos ter novos 'Felipes' e 'Pedrinhos', vamos proceder uma anexação administrativa do Futsal ao Futebol Amador, no que diz respeito às Escolinhas nas suas mais diversas categorias e com isso facilitando o aparecimento de novos valores e fazendo o período de transição (futsal para futebol amador) no momento certo para cada atleta. Teremos um Diretor Executivo para as Divisões de Base e para o Futsal, que comporão um corpo diretivo único com a equipe do Futebol Profissional, agindo e planejando em conjunto. Pretendemos formar uma Comissão Técnica exclusiva para esses segmentos composta de Fisiologistas, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos e Psicólogos. Ampliação da capacidade de alcance visando novos valores, com a i
mplantação de um sistema de Núcleos (Escolinhas) em todo o Brasil e no maior número de cidades que for possível alcançar, uma vez que tal medida tende a nos conceder retornos técnicos e financeiros. Já no que diz respeito ao espaço físico, vamos estudar o contrato e a atual situação do CT de Itaguaí e analisar os prós e contras de mantê-lo. De qualquer forma, só abriremos mão do mesmo, após termos o nosso CT de Base pronto, e para isso vamos buscar junto às autoridades Municipal, Estadual ou Federal a cessão de um espaço que possa abrigar esse CT próprio e também ser um importante segmento de inclusão social através do esporte e do nosso Vasco.

----------
- Quais o seus principais Planos e Projetos para o Patrimônio do Vasco:

No nosso Complexo Esportivo de São Januário pretendemos ter maior zelo com a limpeza e conservação do nosso Patrimônio, que por razões diversas hoje em dia, está precário. Vamos buscar parcerias da iniciativa privada ou através das Leis de Incentivo ao Esporte, afim de recuperarmos o Parque Aquático. Iremos submeter aos Poderes do Clube alguns Projetos visando a ampliação de São Januário para no mínimo 50 mil espectadores, de forma vertical com a retirada das atuais marquises (semelhante ao formato atual da Arena Independência/MG) ou fechamento da ferradura, preservando o atual formato e obviamente a Capela N.Srª. das Vitórias. O objetivo é tornar as sedes auto-sustentáveis, de acordo com a vocação e o espaço de cada uma, mas um dos canais será através de publicidade no interior das mesmas e de disponibilização de uma mini-Boutique em cada uma delas, com venda de produtos oficiais do Clube com descontos, e cujo retorno líquido seja integralmente para custeio da mesma e eventuais melhorias e benefícios. A sede do Calabouço, pretendemos construir um restaurante panorâmico e pela proximidade da mesma com o Aeroporto Santos Dumont, criar um espaço reversível no Salão de Festas de forma a torná-lo um espaço de Business Office. Mais para a frente estudaremos a locação ou arrendamento de Clubes vizinhos aos nossos, tornando-os nossos parceiros de empreendimento e visando uma anexação futura (através de compra ou fusão) ao nosso Patrimônio. Conforme já mencionamos, pretendemos ter um espaço de um CT próprio para a Base, em uma localidade mais próxima a São Januário, e vamos iniciar um estudo e planejamento, igualmente junto à inciativa privada ou através também da Lei de Incentivo ao Esporte para a captação de recursos para o nosso CT de Profissionais, que já é nosso após doação do terreno pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Por último, vamos iniciar conversas com a Prefeitura de Duque de Caxias, para que seja nossa parceria nas construções do que chamaremos de Vila Olímpica Almirante Heleno Nunes, às margens de Rodovia Washington Luiz, possibilitando que ali surjam novos valores para os segmentos Olímpicos e Paralímpicos do Vasco, bem como seja um portal de inclusão social, junto às Comunidades próximas ao local e oriundos da Baixada Fluminense.

----------

- Quais o seus principais Planos e Projetos para os Esportes Olímpicos e Paralímpicos do Vasco:

É fundamental que os mesmos existam ou continuem existindo, porém, com algumas regras. Tem que ser auto-sustentáveis também, e para isso vamos promover uma ampliação da visibilidade dos mesmos através dos canais oficiais do Clube, que cada vez crescem mais. O parceiro quer visibilidade para a sua marca, quando opta em investir em um determinado segmento, e isso ofereceremos com um backdrop exclusivo para cada modalidade e possibilidade de que cada uma possa ter o seu próprio fornecedor de material esportivo e que atenda a demanda de cada uma. O mesmo vale para os patrocinadores, que deixarão de ser os mesmos do Futebol Profissional, a menos que em termos contratuais e financeiros estejam previstos retornos carimbados para cada uma delas. O retorno das Escolinhas e preferencialmente com um atleta de ponta de cada modalidade sendo uma espécie de padrinho e monitor, e auferindo recursos extras mediante o crescimento das mesmas e o trabalho que estiver realizando frutificar. Os esportes ditos estatutários terão prioridade para nós, principalmente o Remo. O objetivo será de fortalecer e reforçar essa Equipe para que o Vasco retorne às conquistas no Campeonato Estadual e Taça Brasil, e planejamos gratificações extras por metas alcançadas, como vitórias em provas, regatas, etc. Por último, daremos especial atenção também aos Esportes Paralímpicos, que é também uma excelente oportunidade de apoio e inclusão social, através do Vasco e do Esporte.

----------

- Quais o seus principais Planos e Projetos para o para saneamento do Vasco, aumento das receitas e redução das dívidas:

O Vasco precisa de um plano emergencial nos primeiros 90-100 dias. Temos que reduzir e muito as despesas e iniciar uma busca incessante por novas receitas que sejam créditos efetivos do Clube. Porém, jamais através de empréstimos externos, e preferencialmente pausando a antecipação de receitas que em alguns casos já chegou a recebíveis de 2016. Isso torna o mesmo, ainda mais ingovernável! Já identificamos nos estudos que temos feito, quais são as principais torneiras de desperdício na vida financeira do Vasco. Ou seja, o primeiro passo é estancar os gastos desnecessários e inúteis. A seguir, temos que de forma prioritária conquistar a confiança dos torcedores, transformando-os em sócios e em busca de uma escala mínima de quadro social com pelo menos 50 mil Vascaínos e Vascaínas no início. Sabemos como conseguir esses números e até ampliá-los. Outro ponto é a revisão de todos os contratos em vigor, modificando-os com uma antecipação de renovação em melhores bases e encerrando os que sejam lesivos ao Vasco. Vamos também buscar uma revisão do contrato de PPV que hoje o Vasco recebe, bem abaixo da sua grandeza e do que representa em termos de massa consumidora. Criaremos o chamado ‘Custo Vasco’ que nos dará uma visão através de um planejamento do quanto o Vasco deverá receber e gastar nesse citado período inicial, enquanto não procedemos a citada revisão negocial de todo os contratos do Clube, transformando a todos em parceiros da nossa Gestão e mostrando que o crescimento e avanço do Vasco é excelente para eles também, que terão melhores resultados.

----------

- Quais o seus principais Planos e Projetos para o Programa de Sócios do Vasco:

O Vasco só conseguirá se recuperar com o apoio e ajuda do nosso torcedor, transformando em sócio. Aliás, é mais do que isso. É transformando-o em parceiro do Clube. Para isso um Programa de Sócios de alcance nacional é algo fundamental. Criaremos campanhas promocionais para que o Vascaíno contribua com o Clube e nos ajude a sair desse momento delicado.Vamos oferecer planos especiais com contrapartidas para os Sócios de todo o Brasil. Para os do Rio de Janeiro, compra de ingressos e produtos oficiais do Clube com mais conforto e descontos. Oferecimento de parcerias e convênios que concedam descontos e ainda tornem tais empresas integrantes dessa rede conveniada como parceiros do Vasco, ou seja, uma espécie de corrente onde todos ganham. Para estímulo à adimplência vamos dar a cada ano de quem for sócio-proprietário uma camisa oficial do Vasco e descontos para quem fizer a quitação da mensalidade anualmente. Para os sócios de fora do Brasil, pretendemos fazer sorteios mensais dentre os adimplentes de uma categoria especial que iremos lançar no início do Mandato, que os possibilitem vir ao Clube, conhecer o Vasco de perto e todas as suas Sedes, por conta do Clube em parceria com empresas do setor (viagens e turismo) através da VASCOTUR, empresa que será criada para tal fim e ligada ao Clube em termos de projetos e ações voltadas especialmente para os sócios de fora do Rio de Janeiro, e os do Rio de Janeiro quando viajarmos para fora do nosso Estado. Planejamos ser a rubrica de maior arrecadação do Clube no início do Mandato e só perdendo para as oriundas das Cotas de TV. Como cremos que o patrocínio da Caixa Econômica Federal será renovado, vamos em parceria com a mesma, fazer sorteios mensais de cadernetas de poupança com um saldo de 100 vezes o valor da mensalidade do plano do sorteado. Ganha o sócio, ganha o patrocinador e ganha principalmente o Vasco, ao fidelizar um associado, dar visibilidade ao parceiro e ampliarmos nossas receitas. Esse é o único caminho para que o Vasco reinicie o caminho das vitórias, conquistas e trazer de novo a esperança e a alegria aos nossos milhares de sócios e milhões de Vascaínos!

Fonte: Facebook Vanguarda Vascaína