Eleição desta 3ª ainda não define o presidente do Vasco; saiba como funciona o processo eleitoral

Segunda-feira, 10/11/2014 - 05:02
comentário(s)

Um erro muito comum entre os vascaínos que não acompanham a política do clube é achar que as eleições para o Conselho Deliberativo do Vasco (marcadas para o dia 11 de novembro) definem, de forma imediata, o presidente da Diretoria Administrativa do clube. Não é assim que ocorre. Para entender o processo eleitoral do Vasco, no entanto, primeiro é preciso conhecer os poderes do clube.

Poderes do Vasco

Assembleia Geral - É o conjunto de sócios do clube. Só se reúne para as eleições do Conselho Deliberativo (como a de 11/11) e em outras ocasiões muito raras, previstas no estatuto. A seu presidente cabe convocar as eleições. Como, no entanto, tanto o presidente Olavo Monteiro de Carvalho quanto o vice-presidente Antônio Gomes da Costa renunciaram, a presidência está sendo exercida, emergencialmente, por Abílio Borges, presidente do Conselho Deliberativo, a quem coube, portanto, convocar as eleições. No entanto, Abílio também renunciou, passando a caber a Roberto Monteiro presidir as eleições.

Conselho de Beneméritos - Reúne os associados com longa folha de serviços prestados ao clube e que, por isso, receberam o título de benemérito do Vasco. Tem como atribuições orientar e fiscalizar os demais poderes do clube. Seus 150 membros mais antigos integram o Conselho Deliberativo como conselheiros natos. É presidido por Eurico Miranda.

Conselho Deliberativo - É formado por 300 conselheiros, sendo 150 natos (são os beneméritos mais antigos) e 150 eleitos (nas eleições para o Conselho Deliberativo, como as de 11/11). Entre outras atribuições, elege o presidente da Diretoria Administrativa e analisa (e aprova ou não), anualmente, o orçamento e o balanço do clube. É presidido por Abílio Borges.

Conselho Fiscal - É formado por 3 integrantes, sendo 2 indicados pela situação (chapa vencedora das eleições) e 1 indicado pela oposição (chapa 2ª colocada nas eleições). Cabe a este poder analisar e fiscalizar as contas do clube. É presidido por Helio Donin.

Diretoria Administrativa - É o poder mais conhecido do clube, cujo presidente é comumente chamado de "presidente do clube" (papel desempenhado, atualmente, por Roberto Dinamite), mas compreende também o 1º e o 2º vice-presidentes (chamados informalmente de "vices gerais" ou "vices administrativos") e todos os demais vice-presidentes (de futebol, de finanças, jurídico, médico etc).

Processo eleitoral do Vasco

11 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA

Local: Ginásio principal de São Januário
Hora: 9h às 22h (apuração logo a seguir)

Nesta data ocorrem as eleições para o Conselho Deliberativo (150 novos membros) e a Assembleia Geral (presidente e vice-presidente).

As 4 chapas concorrentes são as seguintes (entre parênteses, os cabeças de chapa, que são os pré-candidatos à presidência da Diretoria Administrativa):

- Identidade Vasco (Roberto Monteiro);
- Sempre Vasco (Julio Brant);
- Vanguarda Vascaína (Márcio Santos);
- Volta Vasco! Volta Eurico! (Eurico Miranda).

As 300 cadeiras do Conselho Deliberativo serão preenchidas da seguinte forma:

- 120 conselheiros: são indicados pela chapa mais votada;
- 30 conselheiros: são indicados pela 2ª chapa mais votada;
- 150 conselheiros: são natos, e não eleitos; são os 150 beneméritos mais antigos.

19 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA

Local: Sede náutica da Lagoa
Hora: À noite (geralmente após as 20h)

Nesta data ocorrerão a posse dos conselheiros eleitos e as eleições para a Diretoria Administrativa, entre outros eventos. Pode ocorrer fusão ou desistência de chapas anteriormente anunciadas ou substituição de nomes de candidatos, mas, geralmente, não há mudanças em relação às eleições para o Conselho Deliberativo. Historicamente, a chapa vencedora das eleições do CD leva vantagem no pleito para presidente da Diretoria Administrativa e acaba confirmando a vitória.

A ordem dos trabalhos geralmente é a seguinte:

- Presidente e vice-presidente da Assembleia Geral tomam posse;
- Conselheiros eleitos para o Conselho Deliberativo tomam posse;
- Mesa Diretora do Conselho Deliberativo é eleita e toma posse;
- Membros do Conselho Fiscal são eleitos e tomam posse;
- Presidente e 1º e 2º vice-presidentes da Diretoria Administrativa são eleitos.

1º DE DEZEMBRO - SEGUNDA-FEIRA

Local: Sede náutica da Lagoa
Hora: À noite (geralmente após as 20h)

Nesta data ocorrerá a posse da Diretoria Administrativa. Vale lembrar que apenas o presidente, o 1º vice-presidente e o 2º vice-presidente da Diretoria Administrativa são eleitos. Os demais vice-presidentes (de futebol, de finanças, jurídico, médico etc) são escolhidos pelo presidente.

Fonte: NETVASCO