Torcida no Maracanã vaiou, aplaudiu, cobrou e saiu aliviada com a vitoria

Domingo, 09/11/2014 - 11:04
comentário(s)

Os fatores não eram nada positivos: time em má fase, sem vencer há quatro jogos, chance pequena de título, proximidade das eleições, clima tenso entre as organizadas, dia da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas a torcida do Vasco resolveu contrariar todas as adversidades e fez uma bonita festa no Maracanã na tarde do último sábado. Quase 50 mil pessoas (49.460 presentes) lotaram o estádio e viveram 90 minutos de emoção. Entre vaias, aplausos, cobrança e alívio com o apito final, a paz reinou entre os cruz-maltinos a poucos dias das eleições que vão definir o futuro

A mudança de São Januário se deu justamente por causa da votação da próxima terça-feira. Os últimos jogos na casa vascaína tinham registrado momentos de tensão nos arredores do estádio. Clima bem diferente do encontrado neste fim de semana. Em paz, os torcedores cantavam antes de a bola rolar, dentro e fora do Maracanã. Muitas crianças e famílias compareceram. Mas não faltou campanha política: três - Eurico Miranda, Roberto Monteiro e Julio Brant - dos cinco candidatos à presidência colocaram carros de som rodando pelo estádio.

"Ei, Vasco, vamos jogar!"

Com a bola rolando, a paz deu lugar à tensão. O Vasco não vencia há quatro rodadas na Série B. E não jogava bem. Após o primeiro ataque de perigo, com Maxi Rodríguez, o estádio explodiu. Mas a empolgação durou pouco. A falta de oportunidades desanimou os vascaínos. E bastou o ABC quase abrir o placar com Rodrigo Silva para as primeiras vaias surgirem.

Primeiro em direção a Carlos César. Depois para Douglas. Os torcedores até soltaram o grito em tom de cobrança: "Ei, Vasco, vamos jogar!". Quis o destino que justamente os dois perseguidos transformassem possíveis protestos no intervalo em comemoração. Carlos aproveitou boa jogada e sofreu pênalti, Douglas cobrou e abriu o placar: 1 a 0.

Senha para a festa no início do segundo tempo, com direito até a "Ola". Com um homem a mais, o Vasco pressionava. Mas o segundo gol não saia. Mesmo sem ser ameaçado, o time teve uma atuação abaixo da média e incomodou o seu torcedor em certos momentos. Tanto que o apito final se deu entre um misto de vaias e aplausos.

De qualquer forma, como o próprio técnico Joel Santana lembrou após o jogo, o mais importante era vencer. Depois da traumática perda do Campeonato Estadual, o Vasco voltou ao Maracanã para reencontrar o caminho das vitórias. Conseguiu. E já tem data quase marcada para retornar: contra o Icasa, no dia 22/11. Quem sabe para garantir o presente de natal antecipado de todo torcedor cruz-maltino neste momento: o sonhado acesso para a Série A.

Fonte: GloboEsporte.com