Juvenil: Com 33 gols marcados, Caio Monteiro é o artilheiro da base do Vasco em 2014

Sábado, 25/10/2014 - 11:24
comentário(s)

"Beto, me dá um pouco da água que o Caio está bebendo para eu dar para o meu filho." A brincadeira inocente entre pais antes de mais um jogo da equipe sub-17 do Vasco na Taça Rio simboliza bem o momento vivido por Caio Monteiro, de 17 anos. A revelação da base cruz-maltina vem empilhando gols no Campeonato Carioca da categoria. Entre os estudos e conselhos especiais, com direito até a algumas palavras do Imperador Adriano, o jovem atacante passa por uma fase no melhor estilo Cristiano Ronaldo. Se o craque português marcou 15 vezes em suas primeiras sete partidas no Campeonato Espanhol (ficou fora de apenas um jogo do Real Madrid no torneio), Caio não fez por menos. Pelo contrário: tem números até melhores. Foram 17 gols anotados no últimos sete jogos pelo Estadual.

No Vasco há quase dez anos, Caio começou no futsal e hoje é o maior goleador das categorias de base do clube em 2014. Com habilidade e velocidade, já marcou 33 vezes no ano. Foram 27 gols pelo Carioca Sub-17, três na Copa Rio, dois pela Copa do Brasil e mais um atuando no time de juniores. Artilheiro em todas as categorias que já defendeu, o jovem ainda cursa o 3º ano – o último ano do Ensino Médio – na Escola Vasco da Gama, em São Januário. Após uma Taça Guanabara regular, com oito gols, a fase ficou ainda melhor na Taça Rio. Já são 19 gols em 10 jogos, sendo 17 apenas nas últimas sete rodadas. Fez seis contra o Duque de Caxias, quatro diante do Boavista, três sobre Nova Iguaçu e Macaé... Se profissional fosse, estaria pedindo música no "Fantástico" quase toda semana (veja alguns gols no vídeo acima).

– Passei recentemente por uma fase ruim, fiquei dois, três jogos sem marcar. Mas comecei a trabalhar mais durante a semana, a treinar finalizações. Não posso perder as oportunidades quando elas surgirem. O grupo também tem me apoiado muito. Me cobra quando erro, me ajuda. Já fui artilheiro várias vezes pelo Vasco e seria um prêmio bem-vindo novamente, mas o nosso objetivo é ganhar a Taça Rio para enfrentar o Fluminense na final. Depois meu sonho é me profissionalizar pelo clube. Estou esperando a minha vez – disse o capitão do Vasco e artilheiro do Carioca Sub-17.

Criado na Vila Cruzeiro, o atacante deu os primeiros passos no principal campinho da comunidade. Fã de Dedé e de Ronaldo Fenômeno, já recebeu conselhos de outro craque da bola: Adriano Imperador. O único contato maior entre a promessa vascaína e o ex-jogador foi em 2013. Beto Lalá, pai de Caio, organizou um churrasco para comemorar a convocação do filho para a seleção sub-17. Adriano apareceu e falou a frase que Caio não se esquece: "Faça tudo diferente do que eu fiz." O ensinamento é seguido à risca. Se em campo o jovem acumula gols em série, fora dele leva uma vida tranquila. Gosta de ficar em casa e jogar videogame nas horas de folga.

– Tivemos pouco contato, mas ele me falou isso mesmo. Dentro de campo quero ser um jogador igual a ele. Sempre sonhei com o futebol, vivia jogando bola em casa, quebrando as coisas da minha mãe. Morava em frente ao campo, via os jogos na TV e me imaginava lá. Hoje me espelho no Neymar – avisou.

Mais de 300 gols contabilizados

Para alcançar o objetivo, Caio conta com uma boa estrutura familiar. Além do pai Beto, policial militar, tem a mãe Cássia, as irmãs Camilla e Carolina, a namorada Thaina e até uma pequena filha, Manuella, de apenas quatro meses. Beto, aliás, sempre acompanha o filho e o ajudou a entrar no Vasco depois de tentativas frustradas em Madureira e Olaria. Diante das dificuldades do dia a dia do futebol, o patriarca da família Monteiro tenta orientar bem o seu projeto de craque e garante ter mais de 300 gols contabilizados.

– É difícil morar numa comunidade carente, conviver com várias situações. E com o Caio não foi diferente. Hoje conseguimos afastá-lo desses problemas e abrimos outra possibilidade de vida para nosso filho. Estou sempre acompanhando e orientando. O futuro a Deus pertence, mas ele está preparado para os desafios. Tenho mais de 300 gols do Caio contabilizados. Ele tem um tio que jogou no Rio Branco de Campos, um primo que atuou no Botafogo, mas nenhum com o talento dele – recordou Beto.

Aos poucos, os gols de Caio já começam a ajudar a família – que atualmente mora em Olaria. Com contrato profissional assinado com o Vasco até abril de 2016, o atacante ganha o seu próprio dinheiro e pode devolver um pouco do investimento dos pais em seu futebol. Mas o caminho é longo. Por mais que a fase seja boa e a bola esteja entrando, Beto sabe que o desafio de brilhar com a camisa cruz-maltina está apenas começando.

– O Vasco oferece ao meu filho uma faculdade de vida que eu, mesmo se tivesse todo o dinheiro do mundo, talvez nunca pudesse pagar. Hoje ele poderia estar com amigos do outro lado da vida, mas está no clube praticando esportes, sabendo dividir, somar, receber o sim e o não. No início eu pagava R$ 40 de mensalidade, tive de comprar uniforme da escolinha... Guardo até hoje como troféu. Agora meu filho tem ajuda financeira, carteira assinada, contrato profissional. Mas é preciso ter os pés no chão. Há um mês a fase era adversa, a bola não entrava. A posição de atacante é ingrata. Se não fizer o gol, a defesa uma hora toma. É preciso matar um leão por dia. O de ontem podia ser manso, mas o de amanhã já vem brabo para caramba – frisou.

Entre conselhos, metáforas e muitos gols, Caio comanda o Vasco no Campeonato Carioca Sub-17. O time foi derrotado na final da Taça Guanabara pelo Fluminense (nos pênaltis), mas segue vivo na Taça Rio e sonhando com a revanche diante do Tricolor numa eventual decisão do estadual da categoria. Faltando duas rodadas na fase classificatória, o Cruz-Maltino ocupa a terceira posição com 26 pontos e está praticamente classificado para as semifinais. Resta a torcida para que a "água abençoada" siga fazendo efeito.

Caio Monteiro em 2014

27 gols no Estadual Sub-17
3 gols na Copa Rio Sub-17
2 gols na Copa do Brasil Sub-17
1 gol pelos juniores

Total: 33 gols na temporada*

*É o maior artilheiro da base do Vasco na temporada.

(Clique aqui para ver o vídeo)



Fonte: GloboEsporte.com