Enderson Moreira: 'Quem me conhece sabe muito bem que eu nunca estive apalavrado com o Vasco ou qualquer outra equipe'

Quarta-feira, 03/09/2014 - 21:52
comentário(s)

Enderson Moreira foi apresentado como novo técnico do Santos na tarde desta quarta-feira, no CT Rei Pelé, em entrevista coletiva. O treinador assinou contrato até dezembro de 2015 e comandará a equipe na partida contra o Vitória, no próximo sábado, às 18h30, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Logo no início, o treinador falou sobre a necessidade de resultados e lembrou que só terá tempo para mostrar serviço se o time voltar a vencer.

- É assim que funciona. Um projeto tem de acontecer paralelamente a resultados. Para poder dar padrão de jogo você precisa de tempo. Quem consegue fazer isso, faz através do tempo, mas com resultados.

Enderson chega ao clube para substituir Oswaldo de Oliveira, que foi demitido com quatro derrotas nos últimos cinco jogos do Brasileiro.

- Dirigir a equipe do Santos é motivo de muito orgulho, muita satisfação. Acompanhamos tudo o que acontecia aqui de maneira mágica. Isso me deixa extremamente feliz, motivado - disse o técnico.

Enderson contou que foi bem recebido pelos jogadores em suas primeiras atividades no CT Rei Pelé. O elenco, que tinha bom relacionamento com o antigo chefe, não gostou da forma como foi feita a troca de comando.

- Evidente que alguém que fica oito ou nove meses no clube cria laços de amizade. Este é um novo relacionamento que se inicia, o dia a dia vai demonstrar a forma como trabalhamos, de maneira clara e muito profissional.

Logo depois da apresentação, Enderson faz sua segunda atividade no Peixe. Na manhã desta quarta, antes mesmo de ser anunciado, ele esteve com o elenco santista para seu primeiro treino no clube, com portões fechados.

Enderson foi contratado pelo Peixe por causa do seu histórico de trabalhos com jogadores de categorias de base no Goiás e no Grêmio, onde promoveu Dudu e Luan, titulares do time hoje comandado por Felipão. Além disso, os dirigentes santistas veem nele um espírito inovador.

Veja os principais tópicos abordados por Enderson:

RECEPÇÃO

- Fui muito bem recebido pelos atletas. Já tinha conhecimento de grande parte deles. Havia tentado também contratar alguns daqui, quando estavam em outras equipes. Assisti ao jogo contra o Cruzeiro e vi muita coisa boa no Santos. A equipe jogou de uma maneira muito determinada, buscando o resultado lá no Mineirão. Isso, de alguma forma, é indício interessante. Sabemos que é uma sequência muito difícil, mas acreditamos muito no potencial desta equipe. Espero que possamos fazer um grande trabalho.

MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU O SANTOS

- Quem me conhece sabe muito bem que eu nunca estive apalavrado com o Vasco ou qualquer outra equipe. Isso não é verdade. Havia, sim, uma negociação, mas não um acerto. É evidente que eu reconheço que as pessoas do Vasco possam ter ficado chateadas com a situação. Havia uma discussão sobre algumas coisas que eram importantes para mim. Não houve acordo.

COMO SE SENTE COM A TROCA DE CLUBE

- Eu cheguei hoje, mas saí há um mês de um outro clube (Grêmio). Tive um bom aproveitamento, mas a diretoria tomou a decisçao... A regra no Brasil é assim. É assim que funciona. Temos o desejo de um cenário que seria o ideal, mas sabemos que é quase impossível neste momento. Muito em função de vocês (imprensa), das pressões que são feitas a cada derrota, das crises que são criadas. Todo mundo tem participação nisso. Eu sei como a coisa funciona: projeto tem que acontecer paralelamente a resultados. No Brasil tem de ser assim. Não é o ideal. Para poder dar padrão de jogo é preciso tempo. Quem consegue fazer isso, faz através do tempo, mas com resultados. Não estou vindo aqui com aquela ilusão de que vou longe. Tenho de chegar em 2015 com grandes resultados.

PRIMEIRO CONTATO COM OS JOGADORES

- É evidente que uma pessoa que fica nove meses no clube cria laços de amizade. O Oswaldo, por onde, passou foi assim. Todos gostam não só do profissional, mas da pessoa. Não quero substituir isso (a amizade do Oswaldo). Não posso fazer com que oos jogadores não tenham esse carinho por ele. Mas, ao mesmo tempo, é um novo relacionamento, uma nova proposta, uma nova maneira de fazer as coisas. Toda troca tem suas lamentações, mas novas amizades são formadas. Deixei muitos amigos em Porto Alegre. A nossa vida continua. Temos de aproveitar o momento.

LEANDRO DAMIÃO

- Eu tive uma passagem com o Leandro Damião no Internacinal B. Sabemos do potencial dele. Como todos os atletas, está passando por dificuldades. Estou reencontrando o Leandro depois de quatro, cinco anos. Começo a fazer algumas observações do que mudou. Conheço muitas características dele. O meu objetivo como treinador é sempre tirar o máximo de cada atleta, é o que me proponho a fazer diariamente.

TITULARES CONTRA O VITÓRIA

- Temos uma ideia de qual time será o titular pelo o que temos acompanhado. Já requisitei alguns jogos, DVDs, tanto do Vitória, quanto do Santos. Tenho de conversar com a comissão técnica permanente aqui do Santos, que tem me passado algumas orientações. É claro que vamos seguir um caminho próximo do que o Oswaldo estava seguindo, com alguma mudança natural.

DIVISÃO ENTRE COPA DO BRASIL E BRASILEIRÃO

- Não é a forma que gosto de trabalhar (poupando jogadores). Gosto de visar sempre o próximo jogo, dando importância para a próxima partida. O que me faz tirar um atleta do próximo jogo é lesão e problema físico. Tirando isso vamos sempre tentar entrar com a melhor equipe possível. Sei que a distancia é grande (para o líder Cruzeiro), mas uma sequencia de vitórias pode nos deixar em uma posição melhor. Até uma equipe qualificada, como o Cruzeiro, pode passar por dificuldade e dar a chance para uma equipe chegar mais próximo.

QUALIDADE DO ELENCO DO SANTOS

- Vi poucas equipes neste Campeonato Brasileiro enfrentar o Cruzeiro com tanta possibilidade de vencê-lo, criando situações de gol. Pelo o que vi ali (no Mineirão), jogando contra a melhor equipe do Brasil, não tenho dúvida de que a equipe do Santos é qualificada. Tem um elenco com essa mistura de jogadores mais experientes, outros jovens. Alguns que ainda estão buscando espaço numa grande equipe. Então, vejo um elenco qualificado e vamos trabalhar muito para que possa sempre dar grandes resultados.

Fonte: GloboEsporte.com